Home » , , » Jura que foi rodado em 1927?

Jura que foi rodado em 1927?


Impossível não chamar certos cineastas de visionários. Fritz Lang foi, certamente, um deles. Filmar um argumento tão crítico e fazer dele uma história interessante e que atravessasse gerações incólume não é fácil. "Metropolis" é referência em História, em Cinema, em Comunicação, e até influência na música - ou você nunca viu o clipe de "Radio Ga Ga"? Uma senhora aula, muito menos enfadonha do que você possa imaginar. Filme mudo? Sim, mas a história não poderia ser contada de modo melhor. Preto e branco? Sim, e com efeitos especiais impressionantes, se você pensar que o filme foi produzido em 1927. História muito bem contada e amarrada, mesmo com os pedaços faltantes - que, aliás, a gente não deixa de perder por causa de uma saída muito esperta.


De cara, pra quem tá tão acostumado a ver filmes visual e sonoramente poluídos, é um choque ter que acompanhar uma história em que só se pode ver o que os atores fazem e o que incrementa as cenas é uma trilha "infinita". Não há pausas para diálogo. Até mesmo nas sequências de palheta (onde a história é contada através do que está escrito, não por imagens) ela está lá, te preparando para a próxima cena. Aliás, agora eu finalmente entendi porque os atores dos grandes estúdios tinham um estilo tão diferente de atuar: apesar de já poderem usar a própria voz para se expressar, ainda era muito forte a interpretação visual. Nunca mais sacaneio esse tipo de atuação. Surte muito efeito. Quem não fica agoniado de ver o terror de Maria ao fugir do cientista lunático? E não foi preciso muita coisa para fazer a cena espetacular: uma boa atriz (exageros à parte, ela diferenciou muito bem a Maria real da Maria-máquina), um ótimo ator muito bem caracterizado, um cenário cru e jogo de luzes. Genial.
Outra coisa que me impressionou muito foi a forma como o diretor mostra homem e máquina como coisas iguais. As máquinas funcionam como seres vivos alimentados com a carne e lubrificadas com o sangue dos operários, como chega a falar a própria Maria-máquina; e os homens trabalham sem descanso, como máquinas, só parando quando a pressão é demais e eles precisam de "reparos". A entrada e saída dos funcionários, os carros correndo para cima e para baixo na grande metrópole parecem sangue correndo nas veias. A máquina principal não pode parar - não lembra muito o conselho dos médicos para cuidar bem da sua saúde?


"O mediador entre as mão e a cabeça deve ser o coração". Esse é o mote o filme. A ácida crítica ao desenvolvimento em detrimento da saúde do cidadão, a ânsia de poder ilimitado, à ganância, as analogias religiosas - nada disso é mais importante do que realmente usar o coração para mediar o que a cabeça pensa e as mãos fazem. É sobre isso que o filme trata e é por isso que continua tão atual. Acredito realmente que "Metropolis" só se mantém tão atual porque não quis se datar. Se tomasse a questão da opressão da classe operária, se quisesse ser anarquista e proclamar rebeliões, se pendesse um pouco mais para o lado religioso e questionasse a criação do universo e o poder de um Deus supremo ao conseguir dar vida à uma máquina - então não seria essa obra maravilhosa. Esse filme só é o que é porque tem tudo isso, mas não é só isso. Não é só o cérebro inteligente que criou ou adaptou a história nem tampouco somente as mãos habilidosas que filmaram e atuaram no filme. É a mensagem que quis passar para o espectador que faz todo o caos ter sentido. Ter coração - sentir compaixão, medo, raiva, amor - isso nos faz diferentes da máquina, que só obedece. Uma pequena dica para sobrevivência em meio ao caos em que vivemos.

1 comentários:

Daniel Caetano disse...

Ok, ok... comprei o DVD. :)

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates