Home » , , » Um pouco mais do diretor: James Cameron

Um pouco mais do diretor: James Cameron

Globo de Ouro 2010
Números grandes, esse é o estilo de James Cameron! Canadense nascido em 1954 e formado em física tem uma filmografia curta, (apenas 11 filmes) mas impactante. Em 1994 com True Lies ele foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares. As duas maiores bilheterias do são de filmes seus (Titanic, 1997 e Avatar, 2009). Conhecido por trazer mulheres fortes como protagonistas é considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigiu clássicos da Ficção Científica.

No cinema começou trabalhando com Roger Corman e a seguir passou a trabalhar com efeitos especiais, direção de arte e fotografia em filmes como Fuga de Nova York (de John Carpenter). Co-escreveu seu primeiro trabalho de direção, Piranha II, e escreveu o roteiro de Rambo II.

Cameron dirigindo Linda Hamilton
Seu segundo filme foi bem recebido pelo público e pela crítica, uma implacável história de perseguição através do tempo. Aliens - O Resgate, continuação do filme antes dirigido por Ridley Scott, não deveu nada ao original e também ao seu trabalho anterior.

Nos dois primeiros filmes da franquia de O Exterminador do Futuro, chamou atenção por usar bons efeitos especiais em prol de um da narrativa. O segundo longa é considerado um marco na evolução dos efeitos especiais, com o aperecimento do ciborgue computadorizado capaz de "se derreter" em qualquer forma.

Contudo os verdadeiros destaques de sua carreira são também, as duas maiores bilheterias do cinema. Curiosamente nenhum dos dois entrou em nossa lista.

"Eu sou o Rei do Mundo!"
Titanic
Em 1997 o diretor arrastou multidões para ver a tragédia real do navio que dá nome ao filme, devidamente adornado pelo romance fictício de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio). Com cerca de 3 horas de duração o longa misturava imagens reais do navio afundado, cenários grandiosos, reprodução histórica impecáveis e efeitos especiais. Sucesso de público e crítica, o longa faturou aproximadamente 1,8 bilhões de dólares em todo o mundo, além de 11 Oscar.

Por 12 anos foi o filme mais lucrativo da história do cinema, em 2009 Titanic deixou o topo da lista, mas Cameron não.

Avatar
Desde 1994 na gaveta de Cameron o roteiro de Avatar esperava apenas que a tecnologia alcançasse a evolução necessária para criar o mundo imaginado pelo diretor. O longa chegou em 2009 aos cinemas, apresentado Pandora ao público. Um mundo com características próprias e deslumbrantes que ficavam mais vívidas com a nova tecnologia 3D.

A febre 3D começou azul
Apesar de a história, explorador versus colonizado, não ser muito original,  o longa virou febre. Tornou-se a maior bilheteria do cinema, monopolizou as salas 3D do país, além de tornar regra o lançamento de grandes filmes com essa tecnologia. Sua sequencia já está em produção com previsão de chegar as salas em 2013.

Nas premiações o longa não foi tão bem quanto a saga do transatlântico. Levou apenas 3 Oscars, técnicos. Curioso ou não Guerra ao Terror, filme que desbancou Avatar na cerimônia de 2010 foi dirigido pela ex-mulher de Cameron. Quem mandou ele ensinar?

Para alguém que gasta muitos dígitos para fazer seus filmes e consegue muitos mais bilheterias, Cameno é modesto em quantidade de filmes como diretor. Confira!

Filmogradia de Cameron

Cameron e seus Oscars
  • Xenogenesis (1978) curta-metragem
  • Piranha II: The Spawning (1981)
  • O Exterminador do Futuro (1984)
  • Aliens - O Resgate (1986)
  • The Abyss (1989)
  • Exterminador do Futuro 2: Dia de Jugamento (1991)
  • True Lies (1994)
  • Titanic (1997)
  • Aliens of the Deep (2005) (Curta-metragem)
  • Battle Angel (2009) (Longa-metragem) 
  • Avatar (2009) filme em 3-D[1]

Prêmios de Câmeron

  • Oscar - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição por Titanic
  • Globo de Ouro - Melhor Diretor por Titanic, Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor por Avatar.
  • Framboesa de Ouro - Pior Roteiro -por Rambo II - A Missão
  • Amerincan Cinema Editors - Golden Eddie Editor por Titanic, e Golden Eddie Filmmaker of the Year - 2000

James Cameron o "Rei do Mundo" no cinema!!!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates