Home » , , » 1001 formas de brincar com uma Katana

1001 formas de brincar com uma Katana

Coisa curiosa ao rever Kill Bill esta semana. Fiquei novamente surpresa com a narrativa não-linear. É claro que eu lembrava da falta de ordem cronológica (aliás, como ter Tarantino sem ela?). Entretanto, de alguma forma, após ter a saga completa (volumes 1 e 2) em meu imaginário, meu cérebro organizou a narrativa. Dessa maneira, eu recordava a história, em que ponto o volume 1 terminava, e mesmo assim não conseguia prever os passos da Noiva que o diretor resolvera mostrar em seguida. Resultado? Me diverti tanto quanto da primeira vez.

Então, cronologicamente, a Noiva (Uma Thurman) resolve se aposentar de sua vida de assassina, o que não é bem aceito por seus colegas de profissão. Estes, a mando do incógnito chefe Bill (David Carradine), realizam um massacre no dia do casamento. Profissionais, eles não poupam ninguém, convidados, noivo, pastor, esposa do pastor, e claro, a Noiva, mesmo a moça estando grávida do chefe. Como nenhum trabalho é perfeito, e no mundo do cinema coisas absurdas são possíveis (e a gente gosta), a moça sobrevive. Passa quatro anos em coma e, quando finalmente desperta, já o faz "na ativa", matando o enfermeiro cafetão e seu estuprador. Isso com as pernas inúteis, imagina o que acontece quando a Noiva volta a andar por aí, graças unicamente a sua força de vontade, e com um objetivo? Ou melhor, uma lista de execução para seus fracassados executores e seu mandante.

Coleguinhas de trabalho
Sim, a sinopse é longa, afinal o volume 1 é apenas meio filme, cujo ponto forte não está nos diálogos tarantinescos, que tanto se idolatra em outras obras do diretor, mas na ação, na matança louca e desenfreada. Que, apesar de gigantesca e com armas exóticas (caixa de cereal, bola de ferro ou perna, mesa com pregos), e lâminas capazes de decepar ossos com um golpe, nunca parece repulsivamente violento. É violento sim, mas o sangue jorrando e o exagero dele, evocados de antigos filmes de samurais, deixa tudo meio caricato. São pessoas decepadas, mas achamos um barato olhar.

Definidas tramas e regras, é hora de brincar com a ordem da narrativa, alterada sem grandes motivos aparentes a não ser pelo fato de ser "uma coisa que Tarantino faria". É verdade, a luta para alcançar a primeira vítima da lista tem muito mais cara de clímax, mas nada impediria que ela fosse a segunda da lista.

Brincar também com técnicas de cinema. Afinal, mesmo muito bem coreografada, e executada, meia hora de luta contra os 88 loucos poderia ficar meio cansativa. Então a tela fica preto e branco, muda de cenário, ganha tomada em contraluz, e dos dividimos em apreciar a matança e pensar: quem apagou a luz e por quê? Não apenas nessa luta, mas ao longo do  filme vemos essas e outras "brincadeiras", telas cortadas, cartelas, tem de tudo um pouco.
Por esse ângulo não espetei ninguém ainda!
Tem ainda a divertida sequência de luta com a "dona de casa" (Vivica A. Fox), interrompida pela filha, já que, apesar de assassina, a Noiva tem coração e não pretendia traumatizar uma pequena. Não teve sucesso, verdade, mas abriu oportunidade para sequências.

A impecável animação para contar a origem de O-Ren Ishii (Lucy Liu, adoravelmente letal). Este sim muito violento e dramático, tem o estilo das animações nipônicas. Aliás, o Japão, os samurais e seus filmes são a referência principal, mas não única (encontre o Charlie Brown) do filme.


E, por último, mas de grande importância, a trilha sonora. Vibrante, histérica e até "engraçadinha" quando deve ser. Os closes nos olhos dos combatentes não teriam tanta graça sem aquela vinheta de seriado japonês. Ficamos até com vontade de contratar a animada banda do restaurante para a próxima festa!

O único grande ponto fraco, que já foi eliminado pelo advento do home-vídeo, é o fato de ser meia história. Não que deixe a irritante sensação de inacabado, mas sim a de quero mais. E considerando que apesar de ter feito tanta coisa, a Noiva não alcançou nem metade da lista, alguém duvida que Kill Bill - Vol 2 é ótimo?

P.S.: A katana do título é a arma dos samurais. O longo sabre (sem luz né!), é a arma que a Noiva empunha, para furar, cortar, decepar sempre com estilo e raramente se repetindo.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates