Home » , » Uma atuação para deixar Chaplin orgulhoso

Uma atuação para deixar Chaplin orgulhoso


Para interpretar um ator como Charles Chaplin, só mesmo alguém com um talento do tamanho de Robert Downey Jr.. E isso fica evidente nos melhores momentos da cinebiografia dirigida por Richard Attenborough, que são as reproduções das criações geniais do ator e diretor. Downey Jr. é magistral ao reencarnar um dos maiores personagens do cinema, o vagabundo Carlitos. Qualquer falha seria desrespeitosa, mas ele encara a tarefa com muita dignidade e a graça que lhe é necessária. O resultado é divertido, uma verdadeira homenagem.

O brilho do ator só não é maior nos outros momentos por conta da própria estrutura do filme, extremamente longo e burocrático na maior parte do tempo. Ao tentar contar a história do artista desde a tenra infância até seus últimos dias, já exilado na Suíça, sem escolher um recorte específico, o roteiro perde em profundidade. Difícil formar uma opinião sobre o homem Charles Chaplin depois de ver o longa. O excesso de personagens secundários e a superficialidade do relacionamento do protagonista com suas mulheres e mesmo seus colegas de trabalho transforma a narrativa numa enciclopédia visual. Nem mesmo o elenco estelar, que inclui Dan Akroyd, Kevin Kline, Milla Jovovich, Marisa Tomei e Diane Lane consegue se destacar. Moira Kelly, que interpreta duas personagens, Hetty Kelly e Oona O'Neil, ambas grandes paixões de Chaplin, chama mais atenção com sua meiguice.


Quando investe mais no drama humano, a cinebiografia funciona melhor. A comovente atuação de Geraldine Chaplin, filha do cineasta, como sua avó, Hannah, comprova isso. Incapaz de criar os próprios filhos, ela serviu de inspiração para o caçula a seguir carreira artística. Mesmo num asilo, nunca foi esquecida por eles. Esse é o tipo de informação que emociona e que diz muito sobre o personagem retratado, mais do que a derradeira sequência do tributo do Oscar, feita somente para levar o público às lágrimas. 

Quanto às motivações estéticas, políticas e empresariais do artista, o filme não acrescenta muito. Não me parece justo reduzir a consciência crítica de Tempos modernos a um certo constrangimento por sua própria riqueza num período em que os Estados Unidos enfrentavam sua maior crise econômica. O grande ditador, ao menos, foi melhor contextualizado: a convicção de Chaplin em adiar ao máximo o cinema falado escapou por pouco de ser tratada como capricho.

E achei muito simpática a tentativa de recriar o clima de cinema mudo nas cenas em que Chaplin corre o risco de ter seu filme confiscado. Apesar de ser uma sequência um tanto deslocada num filme absolutamente formal (e careta, pode-se dizer), valeu o esforço de se aproximar um pouco mais da arte de um gênio. Ele merece.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates