Home » , , » As pessoas do futuro são incompetentes

As pessoas do futuro são incompetentes

Teoricamente eles conhecem a história e tem tecnologia para realizar viagens no tempo. Não deveria ser complicado evitar que a catástrofe que dizimou 99% da humanidade em 1997. Mesmo assim as coisas não vão bem para as pessoas do futuro de Os 12 macacos.

Nada de Delorean ou Vira-tempo é com um túnel do tempo (não o do vídeo show, mas um bem parecido com os do desenho do Pica-Pau) que se viaja pelos anos. Mas, como em qualquer trama com viagem no tempo, as coisas podem ficar confusas na mente daqueles que se propõem a esse passeio. Não, que James Cole (Bruce Willis) tenha sido um voluntário. Prisioneiro no futuro, aceitou a proposta em troca de limpar sua ficha.

Sua tarefa: identificar os revolucionários que liberaram o vírus em diferentes partes do mundo, inclusive no Rio de Janeiro (para aqueles que costumam dizer que o Brasil escapa de filmes apocalípticos).

Primeira dificuldade, acertar o ano. Segunda, não soar como louco. Isso e outros erros de execução nos faz pensar o plano dos governantes do futuro não é dos melhores. A caricatura com que o diretor os apresenta, também não ajuda. Sempre em grupo, com cara de ter ganho o posto não por mérito, mas por indicação. Além de possuir planos obscuros e sombrios. Parecem um pouco patetas que não fazem ideia do que estão fazendo.

Então acompanhamos nosso herói, lutando contra as confusas normas de uma sociedade a que não pertence. Lutando com a confusão mental que vivenciar diferente épocas pode causar, e tentando às cegas realizar sua missão. Entra então a figura de sua psiquiatra (Madeleine Stowe), tentando fazê-lo entender que “nada de que acredita é real”, e ao mesmo tempo descobrindo sentido na loucura. Ela enfrenta sua própria jornada, e certo momento os personagens chegam a trocar de posição, antes de finalmente acertarem os ponteiros.

O último detalhe que move a história é vivido por Brad Pitt. Ainda antes de ser um astro/galã/Bragelina, ele dá vida a uma pessoa insana com grande potencial para causar problemas. A atuação que lhe rendeu um globo de ouro é realmente impressionante. Enérgico e com discursos loucos sobre a sociedade, que soam mais sãos do que deveriam, ele rouba a cena com sua ambiguidade.

Os planos falhos, os erros, e as confusões geradas por múltiplas realidades e possibilidades geradas por paradoxos temporais, mantem o clima de urgência e dúvida constante. Ressaltados pela incerteza do protagonista sobre sua própria sanidade. Será mesmo uma teoria de conspiração? Ou tudo não passa de um delírio de um louco? A parte divertida fica por conta das metáforas e simbolismos espalhados pelo filme. O que inclui desenhos, animados, filmes, musicas, símbolos, entre outros detalhes.

O jeito é acompanhar e torcer. Torcer para que o protagonista alcance seu objetivo, seja ele qual for. E para que as autoridades consigam evitar, ou reverter o apocalipse viral, caso este tenha realmente acontecido.

As autoridades de Os 12 Macacos, não são os seres mais competentes do planeta, fato. Entretanto, agora é dezembro de 2012, e ainda estamos aqui, prontos para encarar uma nova ameaça a humanidade em 21/12/12. Então só posso supor que uma hora ou outra eles acabaram por resolver o problema.

2 comentários:

Alysson disse...

Ainda não tive oportunidade de assistir a esse filme mas valeu pela dica , gostei da resenha.

Fabiane Bastos disse...

É muito bom, não deixe de assistir.

Obrigada pela visita!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates