Home » , , » Incidente em Bodega Bay

Incidente em Bodega Bay

"Herdeira periguete" das antigas, Melanie Daniels (Tippi Hedren) não exita em entrar no carro de dirigir por horas até uma cidadezinha da qual nunca ouvira falar, apenas para reencontrar Mitch (Rod Taylor). A moça conheceu o rapaz em um encontro nada casual em uma loja de animais.

É simples assim, como uma relação moça-conhece/persegue-rapaz, que somos apresentados à pacata cidadezinha de Bodega Bay. Quando digo cidadezinha, é "inha" mesmo, daquelas onde todos se conhecem. E os moradores são tão poucos que todas as crianças da cidade, formam uma única turma na escola, aparentemente.

É claro, que Melanie chamou atenção, ao chegar por lá com seu estilo independente e atrevido. Infelizmente outro acontecimento interrompeu seus "15 minutos de fama" em Bodega Bay. Aves de diferentes espécies e tamanhos começam a se comportar de forma estranha. Incidentes isolados que não chamavam atenção dos moradores, vão crescendo gradualmente até...

Tecnicamente perfeito, desenvolve bem os personagens ao mesmo tempo que mantém uma tensão crescente. Aqui em 2013, já temos uma ideia do que vai acontecer, mas em 1963 (50 anos!) os expectadores foram pegos de surpresa quanto à forma e ritmo em que os eventos se desenrolam.

Sim, para os olhos treinados de 2013, os efeitos especiais parecem datados. Um olhar mais atento, entretanto, ou uma simples "googlada" sobre a produção evidenciam a qualidade da produção. Ao unir externa e estúdio, além de sobrepor perfeitamente várias camadas (fundo, pássaros extras, elenco) para criar ataques tão assustadores. Na cena da cabine telefônica por exemplo, há três: Melanie na cabine com os pássaros mais próximos, o bando de pássaros agitados, e a pintura no fundo.

A ausência proposital de trilha sonora também é eficiente em aumentar o terror sobre criaturas, que sempre consideramos inofensivas. É uma baía, logo sons de pássaros estão sempre ao fundo, mas aos poucos o aumento do sons é mais ameaçador que qualquer trilha. Á certa altura, o terror chega antes de nós, ou mesmo as personagens, verem os pássaros. Apenas com o som!

Perfeição técnica, e roteiro bem desenvolvido, compensam (e muito) a falta de habilidade de atuação de Tippi. A moça realmente era muito ruim. Assim como o deslize da maquiagem quando Melanie é ferida, bastante inferior à cena com o cadáver, por exemplo. Para esta blogueira que vos escreve, pareceu muito amadora, embora rumores de bastidores afirmem que a perfeição nesta maquiagem foi tamanha, que fez Tippi passar mal.

Nos importamos com Melanie, Mitch, sua super-protetora mãe e a pequena Cathy (a competente Verônica Cartwright). E passamos horas pensando na situação que enfrentam e que virão a enfrentar após seu final em aberto. Enfrentar zumbis é fácil. Difícil é enfrentar as "hordas" de aves que Bodega Bay Abrigou!


0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates