O ritmo é outro!

Assim que chega à cidade de Shinbone, Hallie (Vera Miles), aponta o quão diferente a cidade está desde a chegada da ferrovia. A velocidade dos trens trouxe outro ritmo à cidadezinha do velho-oeste em que ela vivera quando jovem. Assim como os anos, agregaram uma novo ritmo aos expectadores de cinema. Talvez por isso O Homem que Matou Facínora não tenha me agradado tanto quanto deveria.
Não se engane. O filme é bom, entretanto alguns momentos que antes eram construção de personagem, hoje soa como enrolação desnecessária. E não vemos a hora do tal Facínora ser morto e o filme dizer à que veio. Mas já que é preciso construir a história antes...

Apresentada em forma de um grande flashback, contado à imprensa por Ransom Stoddard (Jamies Stewart), durante o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), a história logo nos apresenta um tradicional assalto à diligência. Nela o entusiasmado recém-formado advogado Ranson leva uma surra de Liberty Vallence, o tal Facínora. Resgatado e levado para a cidade mais próxima, ele acaba por se estabelecer ali. Ajuda no restaurante das pessoas que o acolheram, no jornal, dá aulas à população, mas apesar de sua natureza pacata vive incomodado com a liberdade de Liberty na região. Ou talvez por descobrir que as promessas de futuro no selvagem Oeste eram mentira.

Ele bem que tenta melhorar as coisas com "lei e ordem", mas as coisas por lá não funcionam assim. É o mais rápido no gatilho quem dá as cartas, Tom Doniphon tem todo potencial para ser este cara, e livrar seus conterrâneos de Valence. Por algum motivo ele parece não estar muito interessado nisso. Mas está interessado por Hallie, é claro que a moça só tem olhos para o recém-chegado advogado.

Por mais improvável que pareça, Tom e Ranson unem forças para tornar Shinbone um lugar melhor. Apesar de disputarem a mesma garota, e terem conceitos de justiça opostos. Fazer justiça, seja como for, parece ser mais forte que suas diferenças. É nessa relação seus resultados, e consequências que a lenda do homem que matou o tal Facínora que o longa se baseia.

O malvado Liberty Valence, que em terras tupiniquins atende pela alcunha de Facínora

Achou um tanto demorado para explicar de onde o título saiu? (aliais palmas para a escolha do título nacional "Facínora" é a descrição perfeita para o muito malvado personagem que Lee Marvin encarna) Agora imagine tudo isso acompanhado dos tradicionais personagens secundários caricatos como o xerife bonachão, o negro grandalhão obediente. Das estranhas normas eleitorais "estadunidenses", e claro de típicas brigas de saloon. É muita coisa!

Entretanto, se você conseguir não cochilar no meio de tantas coisas, que até interferem na trama principal, mas não são exatamente essenciais, vai descobrir uma crítica sobre a verdade e o mito. E um pouco de desconstrução do próprio gênero que Ford e Wayne ajudaram a formar. A mocinha não é nem um pouco vítima, o cavaleiro solitário é ótimo em fazer amigos, o fracote e pacífico homem da lei é o grande herói, ou é isso que querem que você acredite. É aí que moram os louros da produção, que merece sim um esforço de quem não é fã do gênero, para alcançar o surpreendente (mas nem tanto*) final.

O Homem que Matou Facínora é uma lenda do gênero, mas é fato que os expectadores de hoje podem não enxergar suas virtudes ou acompanhar o seu ritmo. Mas, tudo bem! Afinal, ainda podemos aplicar a mensagem que o longa oferece: Quando a lenda se torna fato, imprima-se a lenda

*Não sei se é referência de propósito ou acidente, mas só conseguia me lembrar de Lisbela e o Prisioneiro, ao final do filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates