Home » , , » Violência gera violência

Violência gera violência

Quem tem medo de Alex The Large?
Já dizia o Profeta Gentileza, famoso morador de rua aqui do Rio de Janeiro, em suas mensagens espalhadas pelos muros da cidade: gentileza gera gentileza. E aqui temos Stanley Kubrick afirmando que o oposto também é verdadeiro: violência gera violência. Laranja mecânica (Clockwork orange, 1971) não é um filme fácil de se entender e muito menos de se digerir. Trata a natureza violenta do ser humano, de jovens que agridem qualquer um simplesmente porque gostam. Em um mundo sem leis, os jovens são os donos das ruas e fazem o que bem querem. A polícia ainda existe, é claro. Mas para esses jovens, divididos em bandos - às vezes rivais - isso não importa muito. O que importa é a diversão que a extrema violência causa. Até o dia em que Alex (Malcom McDowell, excelente), líder de um grupo, acaba sendo traído por seus amigos depois que eles se deram conta de que estavam cansados de só obedecer às vontades de Alex.

Tentando sobreviver à sentença de 14 anos na prisão, Alex ouve falar de um milagroso programa de recuperação do governo, que curava completamente os violentos. Ele nem queria saber de ser curado, mas participar do programa seria a chave para sair da prisão antes de completar sua pena. O que não seria difícil, na concepção dele - já que ele estava enganando direitinho o padre da prisão. Mas o tratamento era bem mais hardcore do que ele imaginava: os médicos traumatizavam o indivíduo com os crimes que os acusados praticaram. Até a amada música de Bethoveen foi causa de dores fortes e enjoo no pós-tratamento de Alex, o que foi considerado mais do que um ótimo resultado. Assim, Alex estava curado e livre novamente. Tudo agora seriam flores. Mas não. Lembra da natureza cruel dos humanos? Então.

Rejeitado pelos próprios pais, atacado por ex-amigos (que acharam um emprego apropriado para os violentos, a polícia), emboscado por uma vítima sobrevivente... Ninguém mais parecia ter se curado da violência como Alex. Só lhe restava acabar com a própria vida. foi o que tentou fazer, mas algum tempo depois ele acordou no hospital e então, ele estava finalmente curado: todo o horror aprendido no tratamento e toda a violência nata que haviam nele foram despertadas novamente, mas agora poderiam viver confortavelmente disfarçadas sob a proteção do governo.

Bom, se o filme não é exatamente isso, foi o que eu entendi dele. Achei um filme interessante, o seu maior trunfo são a ótima atuação de Malcom McDowell e a interessante fotografia, a discussão sobre a natureza humana ser violenta e tal. Mas, me desculpem os entusiastas de Kubrick, o filme é chato. A icônica cena da lavagem cerebral a que Alex é submetido, com aqueles aparelhos todos nos olhos, e a impressionante reviravolta na vida do escritor vítima que se torna carrasco são as únicas coisas realmente legais do filme. Talvez eu esperasse muito desse filme em específico, talvez eu tenha ouvido muitos baba-ovo do diretor. Foi importante ver, para dizer que vi e poder dizer que não gostei. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates