Moonchild

Devo iniciar esta resenha pedindo desculpas á Bastian Baltazar Bux. Pois passei a infância inteira acreditando que o moleque era um bobão, por nunca conseguir proferir o novo nome para a Imperatriz Menina. Atribuo parte da culpa à dublagem brasileira (a original dos anos 80, e a nova versão para DVD), que resolveu nem traduzir, nem usar o nome original que a menina recebeu. Substituindo a fala "Moonchild", por "Eu vou salvá-la!" e deixando a moça sem nome em nosso idioma.

Dito isso, quem é essa menina, e porque o tal do Bastian precisava salva-la/nomeá-la afinal de contas? Caso você tenha ficado preso em meio ao Nada nas últimas 3 décadas, conheçam A História Sem Fim.

Pobre Bastian, acaba de perder a mãe, e ainda é vitima de bullying lá nos inigualáveis anos de 1980, quando este termo nem existia ainda. Ávido leitor, até conhece o Rei dos Anéis (palmas para a dublagem nacional!) aparentemente foge dos problemas da vida real, pelos livros. Chega ser até poético que o moleque se esconda dos valentões em uma livraria. É de lá que ele surrupia o livro que título ao filme, e como já estava atrasado, resolve matar aula no assustador sótão da escola para ler...

O reino de Fantasia está ameaçado, o Nada está tomando conta de tudo, e a própria regente desta terra está mortalmente doente. É por isso que o mais valente guerreiro das planícies é convocado. Apenas um menininho, Atreyu deve descobrir a cura para a Imperatriz menina, e salvar Fantasia.


Então atravessamos as Montanhas Prateadas, o Deserto das Esperanças Destroçadas, o Pantano da Tristeza  a Montanha da Carcaça, om Oráculo do Sul entre outras locações fantásticas. Repare que eu disse atravessamos, pois é disso que se trata o filme. Atreyu leva Bastian para uma aventura, e Bastiam leva você caro expectador para outra também.

E o mais interessante de toda essa metalinguagem é o conceito de que um leitor vive mil vidas antes de morrer*. Nos tornamos os personagens que acompanhamos. Prova disso, é o segundo portal para o Oráculo do Sul, sobre o qual certo personagem afirma, que valentes se descobrem covardes, imperadores se descobrem súditos, mágicos se descobrem pessoas comuns. Personagem, se descobre leitor e, no caso da mágica do longa, vice-e-versa. Impossível não imaginar se o leitor fosse outro Atreyu também seria?

Mas isso tudo só percebi agora depois de crescida. Dos tempos de infância fiquei com a vontade de ter um Dragão da Sorte, um Aurin, ler A História Sem Fim, e com o estranho hábito que Bastian tem de levantar a cabeça dos livro, e pensar alto após cada acontecimento bombástico (lendo G.R.R. Martin, pode gerar torcicolo). Sério, eu faço isso!

Adquirir hábitos e sonhos de consumo infantis, ou encontrar inúmeras metáforas não seria possível se A História Sem Fim não fosse uma fantasia encantadora e bem produzida. Com roteiro coerente e ótimos efeitos especiais e maquiagem apesar da limitação tecnológica da época. Duvido que um Falcor de CGI consiga ser tão realista e carismático quando o gigante motorizado de 43 metros de comprimento com 6.000 escamas de plástico e pena rosa.

Além disso a aventura não poupa as crianças com o exagerado "politicamente correto" dos dias de hoje. Atreyu sangra, perde amigos, quase morre e nenhum expectador da sessão da tarde precisa de terapia, ou virou psicopata por isso. A maioria apenas viveu uma grande aventura, e só!
Primeira cena que me lembro que me deu aquele "nó na garganta"
Ok, o filme é mais eficiente se você tem 9 anos. E talvez não impressione tanto as crianças de hoje em dia criadas à base CGI. Mas ainda diverte, e ainda traz metáforas e detalhes que quando pequeno você não percebera, como o fato da Imperatriz se chamar Moonchild. É interessante, mesmo após 30 anos, o que mais podíamos querer de um filme infantil?

*Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma!George R. R. Martin.

2 comentários:

Unknown disse...

como se pronuncia o significa e filha da noite

Fabiane Bastos disse...

Na verdade a tradução literal é criança da Lua.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates