Home » , , » Super clipe + Baixo-Astral

Super clipe + Baixo-Astral

Quem tem medo do Baixo-Astral?
 Super Xuxa contra o Baixo-Astral (1988) é daqueles filmes que a gente gosta porque tem uma nostalgia envolvida. No meu caso, lembro muito bem do filme por ter sido minha primeira experiência com a telona. Lembro de ter ficado impressionada com o tamanho da tela, do pavor que tive quando o Baixo-Astral (Guilherme Karan, eternamente o Baixo-Astral) apareceu e do medo que senti quando vi a Xuxa cair da árvore do conhecimento. E, lógico, que pessoa que foi criança na década de 1980 não sabe cantar a música tema do filme? Mas, como aqui a gente não tá falando de nostalgia, vamos ao que interessa: analisar um pouco melhor o filme.

Rever o filme hoje traz à nossa mente o quanto a idade e a experiência de vida influenciam numa experiência cinematográfica. Os recursos visuais toscos (que considero um charme) são incrivelmente subaproveitados e o roteiro é bem fraquinho. Baixo-Astral quer dominar o mundo, mas existe uma moça chamada Xuxa que espalha positividade por aí e está atrapalhando seus planos. Irritado, ele sequestra seu cãozinho e o leva para a escuridão de seu antro, para viver no meio da sujeira com seus ajudantes do mal. Xuxa, obviamente, não abandonaria seu amigo. Daí começa a jornada para resgatar o cachorro, e ela começa meio Poltergeist, com Xuxa entrando pela tv depois de bater um papo com a poltrona conselheira (?!). Se começou assim, a jornada só podia ficar ainda mais esquisita...

Xuxa e a burocracia: cadê o certificado
de sadomasoquismo, meu bem?
Xuxa encontra um labirinto e recebe a ajuda de uma minhoca, digamos, de aspecto curioso; atravessa um deserto que acaba num lago, onde ela recebe ajuda de um boto; depois encontra um pássaro e um macaco com roupa de gari que a confundem mais do que ajudam, até que a tartaruga a explica que ela precisa de conhecimento - sendo que ela está aos pés da árvore que dá livros; nela, Xuxa encontra pássaros esquisitos que tentam derrubá-la da árvore e quando ela cai, ela vai parar no Alto-Astral, onde tudo é lindo. De lá ela recebe um pedaço do cristal, amuleto poderoso contra as forças do Mal. Do nada ela aparece no Baixo-Astral, e tem que se virar com a burocracia: "passaporte falso, assine três vias e depois jogue fora, blablablá". Mas juro que fiquei passada quando pediram a ela até um certificado de sadomasoquismo. Como assim, minha gente?! (p.s.: já tinha achado esquisitíssima aquela minhoca que acompanha ela, depois dessa piadinha...)

Ela consegue se livrar de Morcegão (Roberto Guimarães), mas é enganada pelo Baixo-Astral disfarçado de motoqueiro, que a faz crer que seu cãozinho já está morto (interessante eles não utilizarem a palavra morte, mas sim desintegração para dizer o mesmo, já que todo o ambiente em si era bem assustador para as criancinhas). Mesmo usando do cristal para se defender, e perdoando aqueles que lhe fizeram mal - conquistando aliados para o bem, Baixo-Astral estava ganhando a disputa com o seu canhão de violência. Xuxa e seus amigos são salvos por Rafa (Jonas Torres, sumido desde a década de 1990), um personagem que não disse a que veio, e ficou completamente perdido na trama. No fim, todos cantam e são felizes.

Alto-Astral, tudo é lindo!
Nem preciso comentar aqui sobre as habilidades artísticas da Rainha dos Baixinhos, né? Os fãs que me perdoem, mas ela não sabe cantar (até hoje) e muito menos atuar. Lá na época do lançamento, eu nem reparava nisso: adorava a Xuxa e o programa dela, não perdia um. Mas hoje eu imagino o sofrimento causado à minha pobre mãezinha, que teve que aturar anos dessas músicas chicletes de Sullivan & Massadas cantadas pela apresentadora - e por mim junto, lógico - além de ter nos levado ao cinema pra ver esse super clipe, feito na medida para vender o LP do filme. A conexão dos pedaços de história com as músicas é sofrível, convenhamos. E o que falar dos merchans?! Até os lango-langos acharam espaço no deserto pra serem vendidos, minha gente! Mas uma verdade é incontestável: não há quem não se lembre do Baixo-Astral de Karan. Nojento, perverso, louco, assustador. Ganha fácil o título de pior vilão infantil brasuca - e ainda hoje é a melhor coisa do filme. Depois de revisto, fica o gostinho de nostalgia. É bacana ver como a gente era inocente naquela época e ver que, mesmo com tanta coisa "ruim", ainda havia preocupação em passar valores e lições de vida para as crianças (a gente precisa de conhecimento para crescer, não confie em estranhos, a amizade e o amor vencem o medo e o baixo-astral) e que, no fundo, a gente aprendeu com ele. Passar o resto do dia cantarolando Arco-íris é fichinha: a gente canta a música há quase 30 anos, sem errar a letra...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates