Home » , , , » A jornada é a mensagem

A jornada é a mensagem

McCandless (Hitsch), enfrentando desafios em busca da própria felicidade - e de dar uma lição nos pais
Road movies são filmes que geralmente traduzem a necessidade de mudanças dos seus protagonistas em uma viagem de descoberta pelas estradas, uma metáfora bem utilizada e muito fácil de ser compreendida. O que surpreendeu nesse Na natureza selvagem (Into de wild, 2007) foi que a história não é metáfora para nada, o principal personagem realmente existiu e fez todas as coisas que estão na tela. E todos os dramas ali não foram criados para fazer crescer o espectador, mas simplesmente o registro de uma vida.

Além da belíssima fotografia e de uma atuação emocionante de todo o elenco, o filme fala de vida. De achar a forma mais adequada de se viver. E, pasmem ,não dá nenhuma receita de bolo para isso. Muito pelo contrário, o filme te faz até questionar as escolhas de Christopher McCandless (vivido por Emile Histch). Chris e sua irmã Carine (Jena Malone) eram extremamente infelizes em casa por conta da infelicidade e violência que existia na conturbada relação de aparência de seus pais, Walt (William Hurt) e Billie (Marcia Gay-Harden). Cansado de viver só nas aparências, da falta de amor, das mentiras, da cobrança da sociedade em serem uma família feliz e perfeita, Chris decide doar suas economias para a caridade e meter o pé na estrada.

Acompanhado de seus livros e de seus ideais de felicidade (solidão e contato direto com a natureza), sair para ficar em contato com a natureza mais selvagem, sempre que possível isolado do contato com outro ser humano (e principalmente do dinheiro), Chris some no mundo por quase dois anos e não volta a dar notícia para os pais. A irmã era a única que realmente importava para ele, mas ela também compreendia bem o porquê dele querer sumir - e ela respeita essa necessidade de isolamento. Uma frase dita por ela na narração em off resume bem o que é essa jornada de Chris: ela podia não compreender mais exatamente o que o irmão queria dizer com aquela atitude, mas ela sabia que ele precisava fazer tudo o que fez. É legal também perceber que Chris atingiu não somente aos pais com sua teimosa jornada de busca pela verdadeira felicidade (e a obsessão pelo Alasca e sua solidão absoluta), mas também influenciou ou mudou a vida dos outros que cruzaram caminho dele.

Acompanhei o filme acreditando ser uma história ficitícia, até essa cena.
 Então, todo o sentido do filme mudou
A sensibilidade de Penn na direção, a trilha sonora inspiradíssima de Eddie Vedder, a belíssima fotografia e o elenco inteiro completamente afinado - em especial Hitsch, que parecia realmente estar descobrindo o valor da verdadeira liberdade junto com o personagem, são mais do que chamativos para esse filme. Eu, que nada havia lido sobre ele, me surpreendi bastante. O filme é comovente, bonito, uma lição de vida. 

3 comentários:

renatocinema disse...

Lindo texto sobre um filme que também me comoveu muito.

Gostei de sua visão sobre o conceito do filme apesar de ser Road Movie, não foi construído por isso. Afinal..história real.

A trilha realmente me marcou.

Amo a parte ""Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que a comida era fina, os vinhos, abundantes e o serviço impecável, mas faltava sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes". Henry David Thoreau - A Vida nos Bosques


Parabéns.

renatocinema disse...

Lindo texto sobre um filme que também me comoveu muito.

Gostei de sua visão sobre o conceito do filme apesar de ser Road Movie, não foi construído por isso. Afinal..história real.

A trilha realmente me marcou.

Amo a parte ""Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que a comida era fina, os vinhos, abundantes e o serviço impecável, mas faltava sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes". Henry David Thoreau - A Vida nos Bosques


Parabéns.

Geisy Almeida disse...

Obrigada, Renato!

É bom quando a gente pega um filme sem saber muito sobre ele e se surpreende, não é? Aconteceu isso comigo nessa experiência aqui. Chris provou para todo mundo que cruzou o seu caminho (e que viu sua história contada depois) que ele realmente estava feliz enquanto buscava sua felicidade. Era o caminho que o fazia feliz, e se livrar das amarras que o prendiam pode ter sido um passo errado, difícil e incompreendido - mas ele tinha certeza que era isso o que queria. Inspirador, não?

Obrigada pela visita e pelas palavras. Sinta-se à vontade em nosso sofá! =D

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates