Home » , , » Fuga para o Empate

Fuga para o Empate

É! Eu dei spoiler do filme do Pelé no título do post. Mas, convenhamos, o filme é de 1981, e o empate não é nem 0x0, então eu não estraguei nada das emoções do jogo. Afinal a partida de futebol é o clímax e a parte mais divertida de Fuga para Vitória, o mais improvável e desconhecido filme do Pelé! E do Stalone, e do Michael Cane e do Max Von Sydow.

Na verdade a estrela do longa é o Silvester Stalone que vive Hatch, um americano prisioneiro de guerra dos nazistas em plena 2ª GM. Ele vive apenas para tentar escapar, mas nunca é bem sucedido e quando finalmente encontra o plano infalível, é atrapalhado por um jogo de futebol. O major Karl von Steiner (Max Von Sydow, um dos padres de O Exorcista) é fã de futebol e fica entusiasmado ao reconhecer um famoso jogador britânico entre os prisioneiros. Logo, tem a brilhante ideia de armar um jogo entre um time alemão, e um grupo de prisioneiros comandados pelo capitão John Colby (Michael Caine).

- No futebol de verdade só pode colocar a mão na bola se
for o goleiro, entende?
- Então eu vou ser o goleiro!
Enquanto os nazistas vêem o jogo como uma grande oportunidade de propaganda política e o transformam em um grande evento em Paris. Os prisioneiros vêem a partida como uma chance de fugir, é aí que o americano que não sabe nada de "soccer", entra para o time, que tem entre outras estrelas do futebol mundial da época, Pelé!

Por mais absurdo que pareça o roteiro tem inspiração em eventos reais, mas é infinitamente mais leve do que o que realmente deve ter acontecido. Ou mesmo que qualquer outro filme sobre a 2ª GM, que você ja tenha visto. Vale lembrar que se passa em um campo de prisioneiros de guerra e não nos campos de concentração de judeus, logo estes presos tinham mais "regalias". O que na versão do filme inclui equipamento improvisado para falsificar documentos e até criar um manequim com a cara do Silvester Stalone.


Mesmo assim, se você estiver disposto ainda é possível discutir história mundial, e o uso de esportes como propaganda política e alienação. Os menos engajados, podem apenas curtir, dois elaborados planos de fuga (desperdiçados diga-se de passagem) e uma interessante partida de futebol, com lances coreografados por Pelé. O craque nacional, aliais, nem está tão ruim na atuação, mesmo porque o roteiro simplório não deixa nem Caine e Von Sydow fazer muito com suas performances. Já Stalone, é Stalone, e ponto.

Óbvio, simples e direto ao ponto. Esta pérola dos filmes de futebol não é ótimo, mas também não é uma perda de tempo. Vale pelo final estilo "sempre há pelo que lutar/jogar", seguido de final feliz, apesar do empate. Mas, principalmente pela inusitada união de astros dos anos 80 das telas e dos campos em um filme sobre nazismo.

P.S. (com SPOILERS): Final feliz, quase para todos!Coitado do goleiro que teve o braço quebrado para dar a vaga à Stalone, e deve estar preso no campo alemão até hoje!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates