Home » , , » Sei lá, entende?

Sei lá, entende?

O futebol é o personagem principal; não inventa mais nada, minha gente...
Olha, sinceramente, não sei quem foi que teve a brilhante ideia de misturar futebol e segunda Guerra Mundial num filme sobre heroísmo americano patriótico cujo símbolo maior era ninguém menos que Sylvester Stallone. Sério, não sei o que deu na cabeça das pessoas envolvidas. Sente a sinopse de Fuga para a vitória (Victory, 1981) encontrada facilmente no Wikipedia: 

"O filme relata a vida de prisioneiros aliados que são internados em um campo de prisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Em um campo alemão de prisioneiros de guerra, o major Karl von Steiner (Max Von Sydow), que no passado havia sido jogador da seleção alemã de futebol, tem a ideia de fazer um jogo entre a Alemanha e uma seleção composta pelos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um militar inglês que era um conhecido jogador de futebol. Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar o time, para enfrentar o time alemão no Estádio Colombes, que fica próximo à Paris. Enquanto os nazistas, com exceção de Steiner, planejam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra nazista, os jogadores aliados planejam uma arriscada fuga durante o intervalo da partida."

Sentiu o drama? Pois é.

O pior jogador em campo... Salva a pátria, lógico.
O personagem de Stallone, Hatch, é tão desnecessário que nem aparece na sinopse. Mas, como não podia deixar de ser, a "Síndrome de McGuyver" que tomava conta dos filmes de ação americanos dos anos 80 - e todos os grandes atores do filão - faz com que Hatch, mesmo que improvavelmente, seja escolhido para o time. Veja bem, ele queria de qualquer forma fazer parte do time porque haveria uma oportunidade ótima para fugir, mas só quando o seu plano A deu errado é que ele forçou a barra e foi aceito. Então, como é que ele virou peça chave no plano de fuga, minha gente?! O que é legal do filme é que o próprio Stallone faz piada o tempo todo com sua falta de noção: as piadinhas sobre ele, americano, ser o único a não saber nada sobre futebol ou quando ele comete uma falta no estilo futebol americano dão uma comicidade ao filme - o que eu vejo como uma coisa boa, mas não é nem de perto o foco. O filme, na verdade, era pra ser um drama. A cena em que os ex-jogadores que estavam no campo de concentração alemão (e que só foram salvos por muita insistência do capitão inglês Colby) é impactante. Mas a insistência em querer fazer um filme tipicamente do herói americano que salva o mundo contra todos os problemas do mundo quebra todo o clima denso que o filme poderia ter e não dá brecha para o filme crescer. Será mesmo que Hatch era tão necessário assim para que a fuga desse certo?

Além disso, a participação das estrelas do futebol são bem pequenas, mas incrivelmente ok. Assim, eles não eram atores, o resultado podia ser catastrófico. Mas até que eles desempenharam bem seus papéis - até o Pelé, com seu inglês macarrônico. No fim das contas, até dá pra assistir ao filme, mas tenha certeza de que não é nada memorável. Afinal, que outro filme tem Michael Caine, Stallone e Pelé no elenco?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates