Home » , , , » Maze runner - Correr ou morrer

Maze runner - Correr ou morrer

Já não é novidade pra ninguém que Hollywood está adorando pegar série de livros de aventura para jovens e crianças e transformá-los em franquias caça-níquel. Adaptações de livros para as telonas não é uma atividade recente, mas depois dos fenômenos Harry Potter e Crepúsculo (este, de qualidade questionável) as adaptações viraram quase sinônimo de grandes bilheterias. Mas o público apaixonado por estas histórias está ficando cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos adaptados. Dá para entender: nos livros, a imaginação corre solta e ver as cenas de ação transportadas para a tela pode ser frustrante se não forem bem feitas. Este, definitivamente, não é o caso nesse filme.


Maze runner - Correr ou morrer (The maze runner, 2014) começa com um jovem sendo levado por um elevador de um andar muito abaixo do chão para o alto, com alguns galões e pacotes de suprimentos. Chegando ao topo, ele é recebido por um grupo de rapazes, de diversas raças e idades. O jovem não consegue se lembrar nem do próprio nome, mas Alby (Aml Ameen), que parece ser o chefe do lugar, o garante que está tudo bem e que, em breve, ele irá recordar seu nome. A chegada à Clareira, que é como o lugar é chamado pelos rapazes, não é tranquila. Aos poucos ele descobre que lugar é aquele e quem são os garotos que vivem ali. Gally (Will Pouter, o Eustáquio de "As Crônicas de Nárnia") é um dos mais fortes do local, completamente fiel a Alby e uma espécie de xerife do lugar; Chuck (Blake Cooper) é o menino gordinho, o mascotinho da turma, sempre disposto a ajudar; Newt (Thomas Sangster, o Jojen Reed de "Game of Thrones") é o segundo em comando e parece bem pacato. Thomas parece se dar bem com a maioria, apesar de sua curiosidade sobre o labirinto despertar a desconfiança de Gally e Alby - tudo dá certo porque todos são obedientes, mas Thomas é diferente dos outros.

A Clareira e os muros do Labirinto
Cercada por muros de concreto altíssimos, a Clareira é um descampado que foi transformado em vila pelos que vivem ali. Eles construíram os próprios abrigos e separaram as áreas para cultivo de alimentos. O grupo se dividia em vários subgrupos, dependendo das habilidades que os rapazes demonstravam - apenas os melhores eram selecionados para ser Corredores. Esses tinham a função mais perigosa de todas: todo dia eles se arriscavam no labirinto, saindo pela única abertura que existia, com o intuito de mapear o local e tentar encontrar uma saída. Eles tinham que se virar para voltar antes do anoitecer, quando a abertura se fechava. Caso não conseguissem voltar para a Clareira em tempo, teriam que enfrentar os verdugos (uma espécie de bicho-máquina, que parece uma aranha com um ferrão escorpiano e lembram o alien "oitavo passageiro") que eram liberados no labirinto à noite - e ninguém sobrevivia a um ataque deles. Obviamente, Thomas deseja se tornar um corredor, já que quer desesperadamente sair daquele lugar. As coisas começaram a mudar quando Ben (Chris Sheffield), um dos corredores, é atingido por um verdugo em plena luz do dia e acaba infectado. Quando doentes, a tendência era que se tornassem violentos e a única defesa que eles tinham era isolar o infectado, até que este fosse banido para o labirinto. É um momento difícil para todos, mas é necessário.

Expectativa pelo retorno de Minho (Lee) e Alby (Ameen)
No dia seguinte, Alby e Minho (Ki Hong Lee), parceiro de Ben, voltam para o labirinto afim de encontrar rastros do colega. Alby é atingido por um verdugo e Minho tenta desesperadamente salvar a pele dos dois, mas o tempo está se esgotando - a parede imensa está se fechando e ambos ficariam isolados dentro do labirinto de noite. É quando Thomas viola uma das regras mais importantes e corre para dentro do labirinto, tentando ajudar Alby e Minho. Ele acaba preso lá dentro com os dois, Alby inconsciente e Minho desesperançado. Eles tentavam esconder Alby na hera quando um verdugo aparece. Minho foge e o bicho resolve perseguir Thomas. Sem conhecer o labirinto, o garoto tenta de tudo para fugir do bicho até que consegue atraí-lo para uma armadilha: as paredes do labirinto se fechavam e criavam outras passagens, e ele consegue matar o bicho esmagado ali. Sendo o primeiro a matar um verdugo, Thomas é eleito um corredor e vira parceiro de Minho nas buscas de uma saída. No dia seguinte, quando voltam para a Clareira - sendo os primeiros a terem sobrevivido a uma noite lá fora, as coisas começam a mudar. Do mesmo local onde todos haviam surgido, aparece uma garota. Ela traz um bilhete nas mãos, que diz que ela é a última coisa que será enviada para lá. Ela desperta e reconhece Thomas, o que causa um mal estar entre todos. Assustados, os rapazes precisam tomar decisões importantes. O que fazer com Alby? Se não vão enviar mais suprimentos, quanto tempo eles vão conseguir sobreviver? Por que enviaram Teresa (Kaya Scodelario), e por que ela se lembrava de algumas coisas enquanto todos os outros chegaram lá completamente sem memória?  

E esse foi o momento mais dramático dela em cena...
Com algumas cenas empolgantes de perseguição no labirinto e uma pitada de reflexão "sócio-moral" (bem ao estilo "Jogos Vorazes") no contexto, Maze runner consegue ser um bom filme de ação e um entretenimento de primeira. Ao final do filme fica a sensação de que ainda vem muito mais coisa daqui pra frente, e a gente fica curioso para descobrir o que vem por aí. Diferente de outras histórias seriais adaptadas recentemente, aqui não há espaço pra romancezinho adolescente besta (eu ouvi um amém?). Aliás, a garota que interpreta Teresa consegue ser mais inexpressiva que uma porta -  e, sinceramente, espero que ela tenha mais importância no decorrer da sequência no filme. Ah, sim! Este é só o primeiro passo da história, ou seja, vai ter continuação sim e o final fica em aberto, sim. Mas nada que incomode muito, afinal o roteirista soube aproveitar bem as deixas e nuances que devem ter vindo do livro, criando uma adaptação coesa e interessante. Um clima de suspense paira no ar o tempo todo, as cenas de ação são bem bacanas (se o 3D for bem feito, deve ser bem impactante de assistir), o elenco - apesar de bastante jovem - não deixa a desejar (com exceção de Scodelario, que ganhou minha antipatia de graça). No geral, o filme não é uma obra-prima, mas com certeza vale a pipoca.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates