Home » , , » Quem ama, sofre

Quem ama, sofre

 
Ditos populares são ótimos termômetros da vida. Sempre aparecem quando a gente aprende alguma coisa, seja porque acertamos ou porque erramos. Confesso que nunca tinha visto um dito popular ser tão acertado na vida de alguém quanto o que dá título a essa resenha e a história de Piaf - um hino ao amor (La Môme, 2007).

Eu conhecia a cantora apenas de nome, e algumas das músicas apenas por ter ouvido aqui ou acolá, seja como trilha de algum filme ou nos estudos de francês da minha mãe. Não sabia que ela era O ícone da música francesa, que suas canções tinham letras que mesclavam drama romântico e comédia cotidiana. E não podia imaginar a tragédia que era sua vida pessoal. O abandono da mãe, a saúde frágil, a infância no bordel da avó, a relutância em aceitar seu dom - mas a necessidade de sobreviver fazendo descobrir-se uma artista, a adolescência desregrada e toda a luta e ajuda que recebeu até chegar ao estrelato.

O retrato que pintaram dela nos deixa uma impressão triste. Piaf não foi uma mulher feliz em sua vida, apenas uma mulher movida à esperança. Até mesmo a melhor coisa que lhe poderia ter acontecido, seu maravilhoso dom de cantar, no fim transformou-se em um amargo vício. Mesmo debilitada, ela precisava cantar pois precisava se illudir que era feliz. Mesmo que já não tivesse mais forças para estar de pé, cantar era a única coisa que importava para ela - pois quando ela era Edith Piaf, no palco, encantando a França e o mundo, ela era maior do que aquela garotinha doente e sua trágica história de vida. Cantando, ela era alguém.

Uma história triste de um ícone mundial, contado de forma brilhante. A narrativa e forma de linha do tempo desconstruída é interessante, pois nos faz pensar no processo de ação e reação. Ela se tornou uma mulher arrogante e egocêntrica porque se sentia no direito de esbanjar as coisas que tinha tão arduamente conquistado. Um talento extraordinário e a personalidade forte foram moldados na infância dura e na saúde frágil. Uma mulher que amava a vida tão intensamente fora privada de suas paixões: o homem que amava e a música. É fascinante a forma como tudo é explicado nas entrelinhas do filme.
A produção é afinada. Fotografia, direção de arte, figurino e maquiagem, elenco, direção e, claro, a trilha sonora. Tudo funciona como uma orquestra. Até mesmo uma certa inconstância na atuação de Marion Cotillard - que na maior parte está maravilhosa, mas vez ou outra escorregava na afetação, mas provavelmente eu estou sendo crítica demais - não afetam o resultado final estupendo. O filme termina e a gente se sente atropelado por um caminhão, ao ter presenciado o nascimento, a ascenção e a queda de um mito. Devia ser a mesma sensação dos que tiveram o privilégio de conhecê-la pessoalmente.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates