NÃO ENTRE EM PÂNICO...

... a adaptação para as telas de O Guia do Mochileiro das Galáxias, é menos que a criativa obra de Douglas Adams merecia, mas não chega a ser um filme ruim.

Então Artur Dent (Martin Freeman, ótimo), um típico cidadão comum da terra está as voltas com a demolição de sua casa. Quando é resgatado por seu amigo Ford Prefect (Mos Def, divertido), de um problema maior a destruição do planeta Terra.

Mas esta história não é sobre uma dupla de heróis tentando salvar nosso planetinha insignificante. Mesmo porque, a destruição da Terra para a construção de uma hipervia galática é inevitável, e nossos protagonistas são comuns demais para feito tão grandioso. Grandioso para eles, o resto do universo provavelmente nunca ouviu falar de nosso planetinha, muito menos de sua destruição.

Ao invés disso, Ford e um chateado Artur pegam carona pela galáxia, sempre assegurado pela infalível toalha e pelo tal O Guia do Mochileiro das Galáxias, um compêndio (com cara de e-book, olha a ficção cientifica prevendo o futuro!) com as melhores dicas para qualquer viajante errante. Antes cedo do que tarde, eles conseguem carona na nave de Zaphod Beeblebox (Sam Rockwell, histérico e hilário). O presidente da Galáxia, está no comando da Coração de Ouro, única nave com um gerador de probabilidade infinita.

E nesse vai e vem, a dupla se descobre em busca da questão fundamental, da vida, do universo e tudo mais. Até porque a resposta já temos: é 42. Também embarcam na jornada a única outra sobrevivente da terra Trillian (Zooey Deschanel e seu cansativo ar blasé), o andróide paranóide depresivo Marv (corpo de Warwic Davis e voz de Alan Rickman) e claro a nave, com suas portas que suspiram, sua voz animada mesmo quando anuncia um desastre iminente e seu divertido gerador de improbabilidade. Quando ligado, este proporciona alguns dos melhore momentos do longa.

Também não podemos esquecer do Guia em si. Seja com a narração de Stephen Fry ou José Wilker (na versão nacional), sempre oferece de forma clara e objetiva informações sobre hábitos, tradições e histórias de todo o universo, geralmente acompanhado de uma bem produzida animação.


Aliais a escolha por animações tradicionais para o Guia, e stop-motion para os efeitos do gerador de improbabilidade infinita, são mais que acertados. A grande falha desta adaptação não reside nas escolhas de produção, efeitos especiais (que surpreendentemente conseguem não tirar o foco da história, mas complementá-la) ou elenco. Mas no roteiro.

"Faca de Luz", já tosta o pão enquanto corta, e vem no
modelo Sith. Quando vão começar a vender???
Primeiro, porque por mais que se esforcem algumas piadas não funcionam também nas telas. Segundo pelo didatismo que a Disney impõe à produção, aparentemente com medo que público em geral não entenda o humor britânico.

Contudo, mais gravemente nos desvios de roteiro, que alteram o desfecho da trama, e consequentemente criam algumas passagens inexistentes. Leitores não vão reconhecer o clímax do livro nas telas, e "não iniciados" mereciam um final melhor.


O roteiro também ameniza algumas das "percepções" de Adams sobre a natureza humana, nossa hipocrisia e habilidade para sermos idiotas, e críticas à religiões. Enfraquecendo todo o conteúdo filosófico da trama. É claro, estas últimas decisões tomadas como tentativa de tornar todo o conteúdo mais aceitável e palatável para as massas, e consequentemente aumentar seu público. O que nos cinemas não funcionou.

Entretanto como mencionei no título deste post em letras garrafais, não é preciso entrar em pânico. O Guia do Mochileiro das Galáxias ainda é uma aventura divertida, bem produzida e que traz a semente do humor britânico característico de Adams que agrada leitores desde 1970. Para quem acho a produção divertida e inteligente, é um ótimo ponto de partida para conhecer os livros e descobrir como ficção científica empolgante somada à sátira social e política, pode ser tanto incrivelmente divertido, quanto um bom formador de opinião.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates