Home » , , » Não mexe com quem tá quieto

Não mexe com quem tá quieto

Se elas soubessem do que ela seria capaz...
Existem vários motivos para Carrie, a estranha (Carrie, 1976) ser considerado um clássico, mas o principal deles é a incrível atuação de uma jovem chamada Sissy Spacek. Uma estranha e perfeita mistura entre inocência e ódio em estado bruto, a atriz conseguiu criar uma Carrie incomodamente real. Todo mundo conhece alguém como ela, e todo mundo já se viu entre rir dessa pessoa ou ajudá-la. Carrie é uma menina normal, desengonçada e sem nenhum charme. Depois de ser hostilizada pelas colegas de turma durante uma partida de vôlei, ela ainda tem que encarar uma humilhação sem tamanho dentro do vestiário. A jovem fica menstruada pela primeira vez, mas ela não sabia o que isso significava. Entrou em pânico, achando que sangraria até a morte. As colegas, que já não eram suas amigas, só aproveitaram o desespero da garota para humilhá-la ainda mais. Por sorte a professora de educação física estava por perto e compreendeu o drama de Carrie, e então nós começamos a entender também.

O desespero da inocência: interpretação marcante de Spacek
A mãe de Carrie, Margaret (Piper Laurie, fantástica), é uma fanática religiosa e cria a filha de um modo totalmente opressor, culpabilizando a garota por tudo - até mesmo por coisas naturais, como menstruar, e a punindo severamente em busca da purificação. Fica bem óbvio porque Carrie é como é. Acontece que a garota, cansada de tantas regras absurdas que a mãe lhe impõe, acaba por acidentalmente descobrir que tem poderes telecinéticos. Pesquisando mais sobre isso, Carrie pensa nessa nova característica como uma possibilidade de mudar de vida. E quem também se oferece para ajudar Carrie é a professora de educação física, que resolve manter as meninas que a humilharam no vestiário sob rédeas curtas. A maioria das garotas não curtiu muito a reprimenda, especialmente Nancy (Chris Hargensen) e Norma (P. J. Soles). Por não aceitar o castigo, Nancy acaba sendo proibida de participar do baile da escola - e, com raiva, ela promete se vingar de Carrie, por ter lhe causado tudo aquilo. 

Um sonho se tornando realidade - e depois virando um pesadelo
Na contramão, Sue (Amy Irving) se vê realmente arrependida por ter humilhado a garota e tenta remediar a situação. Pede a seu paquera (fiquei meio na dúvida se ele era reamente namorado dela, explico mais tarde), Tommy (William Katt, ah, os anos 1970 e suas cabeleiras de poodle...)  que convide Carrie para o baile. Sue acreditava que, se a ajudasse a realizar um sonho e a fizesse se sentir popular por um dia, talvez sua consciência a deixasse dormir em paz. O que ela não contava era com o que sua generosidade iria gerar. Carrie estava ficando cada vez mais confiante, conforme descobria mais sobre sua telecinese e agora já começava a enfrentar a mãe. Enquanto isso, Nancy usava seu namorado idiota e valentão (vivido por John Travolta) para executar seu plano de vingança. Quando ela aceita o convite, a receita para a catástrofe está pronta.

Carrie (Spacek) e Margaret (Laurie): as melhores em cena
Violência doméstica, fanatismo religioso, paranormalidade, bullying escolar, manipulação psicológica. todos assuntos espinhosos e explorados com calma nesse longa. O diretor Brian de Palma acertou em cheio ao escolher as suas peças principais, Spacek e Laurie, que aparecem pouco durante a primeira metade do filme - mesmo sendo protagonistas da estória - e que simplesmente arrasam no final. O ritmo gradual de ação demonstra a evolução lenta de Carrie rumo a um destino extraordinário (independente de ser bom ou ruim). Repleto de ironias finas (a começar pela assustadora estátua de São Sebastião que deveria inspirar Carrie em suas orações) e tomadas geniais, o filme contém a força de uma boa estória contada da forma correta, que capta a sua atenção e surpreende no momento certo (imagine que você nunca ouviu falar sobre a garota que incendeia sua escola durante o baile de formatura e veja como o filme parte de um lugar-comum para um final épico). 

Carrie (Spacek) em seu momento de fúria
É interessante também ver como algumas coisas que eram super comuns na década de 1970 agora nos parecem absurdas, como professores fumando, nudez e masturbação enquanto rolam os créditos iniciais, e a quantidade de tapas na cara distribuídas - sempre me mulheres, que aceitavam passivamente. Carrie, na verdade, é uma crítica à nossa sociedade moralista e opressora, que apesar de ter disfarçado algumas de suas piores características, continua fazendo suas vítimas por aí - mesmo tanto tempo depois de ter sido lançado. Como disse lá no início do texto, não foi à toa que esse filme tornou-se um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates