Home » , , , » O destino de Júpiter

O destino de Júpiter


Duas coisas chamam a atenção para O destino de Júpiter (Jupiter ascending, 2015): o nome Wachowski na direção do longa e um elenco com caras conhecidas do público. Sendo um filme de ficção científica, o primeiro já nos faz criar expectativas de uma experiência visual fantástica - afinal, poucos diretores tem em seu currículo um filme que se tornou marco na história do cinema - e o segundo dá credibilidade. Mas, tirando isso, o filme não tem muito mais a oferecer, não.

Júpiter Jones (Mila Kunis, "mandando bem") é uma empregada doméstica de origem russa, que odeia a rotina de acordar cedo e lavar banheiros de madames endinheiradas. Tudo começa a mudar quando ela decide vender seus óvulos para ganhar dinheiro: usando o nome falso de sua patroa, ela acaba por ser rastreada por seres extraterrestres e não faz ideia do por quê. Um estranho mercenário, Caine Wise (Channing Tatum, que está melhorando na atuação), responsável por rastreá-la para um poderoso magnata intergalático, tem que protegê-la dos outros caçadores que estão em seu encalço. 


Como todo bom mercenário, ele não pergunta a importância do objeto/pessoa caçado, mas ele vem a descobrir a importância da garota - e ela também - somente quando eles se encontram com o antigo chefe dele. Stinger (Sean Bean, eterno Boromir - #sddsNedStark) descobre que Júpiter é, na verdade, uma representante da realeza intergalática. Aí começa a aventura do trio, os homens protegendo a garota de ataques de vários inimigos e tentando ajudá-la a resgatar seus direitos políticos.

Acontece que os maiores interessados no sumiço de Júpiter são três irmãos do mais poderoso clã das galáxias, os Abrasax. Balem (Eddie Redmayne - é, ele mesmo, o indicado ao Oscar desse ano por "Teoria de tudo"), Titus (Douglas Booth, fraquinho...) e Kalique (Tupance Middleton, insossa) são mostrados logo no início do filme disputando planetas de sua herança. Aos poucos descobrimos que cada planeta era cultivado para a colheita, onde a população era usada como matéria-prima para a fabricação de uma espécie de elixir da juventude (e esse é um argumento muito questionável). A Terra, obviamente, era um dos planetas mais valiosos e estava na parte da herança de Balem. Porém seus irmãos mais novos estavam de olho nele, uma vez que queriam ser mais ricos e poderosos que os outros. Pois bem. Júpiter, auxiliada por Caine e Stinger, acaba por conhecer cada um deles e é tentada (e ameaçada) por cada um deles. Ela acaba por conhecer as minúcias do jogo de poder em que acabou sendo envolvida e busca a reintegração de seus amigos ao exército (?) galático.


A trama tem tudo para ser interessante, mas o enredo é muito mal explorado. Nada é muito bem explicado, e é meio frustrante perceber que só a Terra é importante mesmo com todos falando que é só um mero planetinha no espaço. Os vilões Abrasax mal tem tempo de ser apresentados e ter sua chance com Júpiter, muito em parte por causa das desnecessariamente longas cenas de ação. Não me levem a mal, curto muito esse tipo de filme - mas tudo tem limite. As discussões sobre sociedade do consumo e o conceito de humanidade ficam apenas no superficial, o que é uma lástima. Algumas questões são levantadas, mas perdem espaço para os efeitos visuais e romance novelesco (que parecia até romance adolescente adaptado pro cinema).

A escalação do elenco também é bem estranha. Se, por um lado, colocar Mila Kunis e Channing Tatum (atores que já não parecem adolescentes) como o casal protagonista e Sean Bean como o contraponto do jovem e impulsivo mercenário ajuda a dar mais um peso à trama, o restante do elenco não convence - salvo o núcleo da família Jones, mas eles aparecem bem pouco na trama. Se Kunis surpreende como uma mocinha convencional (leia-se, ligeiramente inocente, mas que aprende a ser uma pessoa melhor por causa do amor ao mocinho), os vilões - inclusive os de CGI - são um dos pontos fracos do filme. Redmayne erra a mão na hora de se fazer seu vilão "mau, muito mau" e chega a ser risível em certos momentos. Os outros, então... Melhor nem comentar.


No fim das contas, o longa decepciona. São belíssimas as imagens de cidades espaciais, em especial o planeta Júpiter (principalmente em 3D Imax, o que faz as explosões ainda mais legais), mas fica a sensação de que o filme podia ser muito mais. Há certos diálogos bregas e muitos clichês mal disfarçados, e o alívio cômico não impede certos momentos de tédio. E convenhamos, tédio em filme de ação é fatal. Se vale a pipoca? Sim, até porque os efeitos especiais sejam melhores se vistos na telona. Fico no aguardo do próximo projeto dos Wachowski, esperando um conteúdo mais "Matrix" e menos "Crepúsculo".

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates