Home » , , » Batman vs Superman: A origem da Justiça

Batman vs Superman: A origem da Justiça


Batman vs Superman: A origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016) é um filme correto - e, convenhamos, para um dos filmes mais aguardados do ano e reunindo dois dos maiores e mais queridos heróis dos quadrinhos, correto é pouco. O visual é lindo, como de se esperar, e há equilíbrio entre drama e ação para agradar a todos os gostos. O maior problema é que o filme não supera expectativas.

O início do filme, narrado sob o ponto de vista de Bruce Wayne/Batman (Ben Afleck), é de tirar o fôlego (especialmente se você estiver em uma sessão com exibição 3D): reviver o fatídico momento em que os Wayne são mortos naquele ponto de vista é angustiante. Uma rápida imersão na criação do mito Batman, pulamos para como o Superman (Henry Cavill, que parece ter internalizado bem o personagem) é apresentado para a sociedade: em meio ao caos que ele promove na cidade e dos milhares de pessoas que matou ao enfrentar o vilão Zod (Michael Shannon) no último filme solo do herói (se não o viu, vale a pena conferir antes de ir ao cinema - embora não seja obrigatório para a compreensão deste).
Onde está seu deus, agora?
Pessoas inocentes presas na cidade sendo destruída por um homem que, sabe-se depois, nem humano é. Tamanho poder preocupa Bruce, pois quem seria capaz de o impedir de destruir o planeta se o Superman assim desejasse? Não sendo o único a se preocupar com isso, e apesar de todo o bem que causou para o planeta depois que se revelou, o Superman agora tem que enfrentar a dúvida da população e das autoridades. Clark Kent e Lois Lane (Amy Adams) sentem a pressão sobre suas cabeças, e procuram, de alguma forma, recuperar as graças do herói nos noticiários. Lois decide investigar um possível complô para incriminar o Superman em um incidente no deserto (em que ele fora resgatá-la da morte certa), enquanto Clark se questiona porque ninguém se revolta com o Batman apesar de seu método violento (e, por vezes, questionável) de conseguir ajudar a população - inclusive com o apoio da polícia.
 
Enfim, o confronto que todos queriam ver
Além disso, um jovem e ambicioso Lex Luthor (Jesse Eisenberg, muito fora do tom) tem poder e dinheiro suficientes para conseguir por as mãos no que sobrou da nave kryptoniana e nos restos do General Zod, além de um carregamento especial de kryptonita. Seus experimentos são apresentados como "prevenção", um último recurso caso o Superman precise ser impedido, mas logo essa máscara cai. E descobrimos também que não é só o Superman que está na mira de Lex.

Lex Luthor (Eisenberg): mais megalomania e menos tiques nervosos, por favor.
O filme segue esse roteiro aí. Passo a passo, a estória se desenrola, ora mostrando o ponto de vista de Bruce (o Superman é uma ameaça, e ele precisa fazer alguma coisa a respeito), ora do ponto de vista de Clark (será que ele é mesmo mais perigoso do que bom para a humanidade?). Não há nenhuma revelação, ou reviravolta relevante na estória. Cenas de ação de tirar o fôlego, ok - tem bastante. Mas não é só isso que faz um filme de herói ser empolgante. Parece que as duas partes, drama e ação, estão um pouco desconexas. A tão temida atuação de Ben Afleck não deverá ser crucificada, apesar de não ser nada extraordinária. E o Lex de Eisenberg foi uma tremenda bola-fora: ficou parecendo que queriam desesperadamente recriar um vilão icônico como o Coringa de Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas, 2008) do que o Lex Luthor dos quadrinhos.

Mulher Maravilha (Gadot) em seu melhor momento no filme
E se você está se perguntando sobre a Mulher Maravilha (Gal Gadot, incrivelmente insossa), ela está ali apenas para apresentar os outros integrantes da futura Liga da Justiça. A participação dela nesse filme é inexpressiva, salvo o momento em que ela entra na batalha - e só o momento em que entra. Vários slow motion para valorizar o quanto ela é sexy enquanto "baixa o cacete" também incomodam, especialmente porque as outras cenas de luta tinham um ritmo alucinante e empolgante. Até quando, né?

Portanto, Batman vs Superman: A Origem da Justiça é um filme até bom, mas não inesquecível como muitos fãs gostariam que fosse. Vale a pipoca pela expectativa, pela sequencia introdutória e por algumas boas sacadas aqui e acolá. Só nos resta esperar pelos novos longas dos outros integrantes (o do Ciborgue promete ser o mais interessante) e desejar que o filme da Liga da Justiça consiga - com perdão do trocadilho - fazer justiça aos heróis.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates