Inferno


Inferno (Inferno, 2016) é o novo filme de Ron Howard, também diretor dos longas anteriores da franquia (O código DaVinci, Anjos e demônios), e traz de volta Tom Hanks no papel de Robert Langdon - um especialista em simbologia que acaba sempre arrastado para resolver algum enigma indecifrável para salvar o mundo. Dessa vez, o desastre pode atingir proporções inimagináveis: o vírus da peste negra está prestes a ser liberado e tem capacidade de extinguir até 95% da população mundial. 

Langdon (Hanks) começa o filme muito mal: internado em um hospital, com um grave ferimento na cabeça, tenta se lembrar como ele foi parar ali. Por conta da lesão, ele não lembra do que aconteceu com ele nas últimas 48h - então não sabe porque ou quem o está perseguindo. Ele está claramente envolvido em algum tipo de enigma, mas as alucinações que sofre sobre o inferno descrito por Dante o confundem ainda mais. A doutora Siena Brooks (Felicity Jones) acaba sendo obrigada a ajudá-lo quando ele sofre um novo atentado no hospital, e as coisas começam a ficar mais preocupantes.

Langdon (Hanks) e dra. Brooks (Jones): decifrando o enigma
Está claro que Langdon sabe de alguma coisa e essa informação é vital, porém ele ainda sofre dos efeitos colaterais de seu ataque. Ele descobre um micro projetor em seu bolso que contém a imagem clássica do desenho do inferno como concebido pelo autor italiano Dante - porém há algo de errado. O desenho fora alterado e as pistas levam Langdon e a dra. Brooks a ter que fugir pela cidade de Florença sem saber quem é amigo ou inimigo. Eles descobrem quem fez a alteração, e é o bilionário Bertrand Zobrick (Ben Foster) o responsável pelo problema: suas ideias radicais sobre as mazelas que a superpopulação humana e seu comportamento nocivo ao planeta o levaram a usar seus recursos ilimitados para recriar o vírus da peste negra. Ao ser perseguido por agentes da OMS (Organização Mundial de Saúde), ele prefere se matar antes de revelar onde pretende lançar o vírus - porém deixou pistas escondidas para que qualquer um de seus inúmeros seguidores pudessem descobrir e liberá-lo, terminando, assim, sua macabra obra.

Percebendo que estava na pista desse vírus, ainda sem saber em quem confiar - pois até a polícia parecia estar no encalço dos dois, Langdon e Siena correm contra o tempo enquanto coletam e decifram informações sobre o escritor Dante, suas referências ao inferno e viajam para diversas cidades tentando evitar o apocalipse.

Alucinações de Langdon: muito efeito especial macabro
Baseado em obra de sucesso de Dan Brown, o filme se mostra um bom entretenimento. Não apresenta nada muito original ou diferente dos outros dois primeiros longas, embora o ritmo de ação deste seja bem mais ágil que o dos antecessores. Com o ganho em ação, perde-se em detalhes. A missão do bilionário soa como um capricho de “menino rico” em seu propósito quando não se explora o suficiente o porquê dele ser tão obcecado com o suposto “bem-estar” do planeta. Diferente do primeiro longa, onde as pessoas podiam também aproveitar um pouco das obras enquanto o protagonista analisava e tentava decifrar os mistérios, nesse ritmo acelerado a gente mal consegue ver ou se localizar. Outro detalhe que me incomodou particularmente foi excesso de efeitos especiais na sequência inicial: além de pouco impressionar, fiquei na dúvida se foi para parecer real ou propositadamente falso. Um destaque positivo vai para a deliciosa participação de Irrfan Khan como o chefe de uma empresa de segurança privada que está envolvida com os segredos do bilionário Zorbrist - em atuação inspirada, rouba a cena nas poucas vezes que aparece na tela.

Irrfan Khan como Harry Sims: uma das melhores surpresas do filme
No fim das contas, o longa pode agradar a quem procura um filme sem maiores pretensões do que somente uma boa pipoca, Inferno está valendo. Consegue prender a atenção até o fim, mesmo que não seja um resultado final brilhante. Uma boa pedida para o feriado, deve agradar aos fãs da franquia no cinema.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates