Home » , , » Passageiros

Passageiros


Passageiros (Passengers, 2016) tinha uma ótima premissa, mas se perdeu no meio do caminho. A nave-cruzeiro Avalon está a caminho de um novo planeta-colônia, que está pronto para receber os seus 5 mil novos habitantes que estão hibernando tranquilamente a bordo da nave. Essas pessoas são, basicamente, ricaços dispostos a desbravar um novo mundo (literalmente) em busca de uma aventura - mas há também aqueles que serviriam para a instalação/manutenção do novo projeto colonial que embarcaram nessa jornada atrás de um recomeço.

É o caso de James Preston (Chris Pratt), um engenheiro mecânico. Misteriosamente, sua cápsula de hibernação se ativou muito cedo - 90 anos antes do previsto, para ser mais exata. Por mais de um ano, James tentou de tudo: contactar a base da empresa responsável pelo cruzeiro na Terra, conformar-se com o seu destino de morrer antes mesmo de chegar, chegou até a fazer amizade com a única figura minimamente humana a bordo - o interessantíssimo androide Arthur (Michael Sheen), barman do cruzeiro.

Arthhur (Sheen) serve a James (Pratt) e Aurora (Lawrence) no bar: melhor personagem
A ponto de enlouquecer, por um acaso, descobriu a cápsula de uma linda jovem. Procurando saber mais sobre ela, descobriu que ela era Aurora Lane (Jennifer Lawrence), uma escritora de Nova Iorque. Vendo seus vídeos de apresentação, identificou-se com ela - a ponto de se apaixonar. A dúvida o corroía, seria ele capaz de suportar a solidão de tantos anos à frente ou arruinaria a vida de outro ser humano apenas para que ele não tivesse que enfrentar o resto de seus dias sozinho? Bom, já dá pra imaginar a escolha que ele fez, não é? Mas as coisas complicam mesmo quando todo o sistema entra em colapso e eles tem que lutar pela própria vida - sem ter a mínima noção do que fazer.

Olhando assim, o filme parece interessante. Como disse antes, o argumento é maravilhoso. Já imaginou o desespero que seria acordar em uma nave espacial e descobrir que é o único humano acordado - e que este despertar aconteceu muito antes do previsto? O que fazer numa situação dessas, em que não dá para voltar atrás nem fazer qualquer outra coisa? Muito material de reflexão foi desperdiçado aqui para dar lugar a um romance água-com-açúcar (descupe o spoiler, achei que ninguém iria imaginar que um envolvimento amoroso entre um casal tão bonito e atraente fosse acontecer - ironia mode on).

Metáforas lindas e intensas deram lugar a um filme de ação previsível e minimamente emocionante. Uma arca de Noé à deriva, a sensação claustrofóbica de estar preso num destino sem freio e sem volta, a asséptica visão futurista do mundo dominado por máquinas, a questão vital sobre relações humanas- tudo isso dá lugar a soluções apressadas e muito mal ajambradas (quanto mais penso nelas, mais surreais me parecem) que fazem o espectador se questionar depois de subirem os créditos. O final, aliás, me deixou com raiva: piegas até o último frame, recheado de frases de efeito à la novelas mexicanas, poderia ter algum tipo de redenção - mas nem isso.

A gravidade falhou e a piscina tornou-se mais uma ameaça
Nem mesmo os belíssimos efeitos especiais puderam esconder essas graves falhas estruturais. As presenças de astros do calibre de Lawrence e Pratt (e a participação de Lawrence Fishbourne, em um personagem facilmente substituível por um comando eletrônico) não salvam o longa. Ok, existem cenas belíssimas (como a falta de gravidade quando Aurora está na piscina ou a caminhada no convés), mas é só. Havia potencial para ser um filme marco na história do cinema, mas se contentou em ser um blockbuster altamente esquecível. Com tamanhos elenco, orçamento e argumento em mãos, o filme merecia ser melhor.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates