Home » , , » Vivendo e aprendendo

Vivendo e aprendendo


A primeira versão de O jardim secreto que eu vi foi a de 1993 e já tem alguns anos. Lembro de ter ficado acordada de madrugada, lutando contra o sono, só para ver a história. Não lembro como foi que eu soube ou o porquê da minha insistência em querer ver esse filme, mas fiquei e não me arrependi. Lembro desse filme até hoje, e com muito carinho. E ainda tem Maggie Smith no elenco, então... Essa versão está guardada no coração.

Por isso estranhei um pouco a primeira versão. É bem mais sombria que a versão de 1993. De início achei que seria todo em preto e branco, e assim a mansão ficou muito mais sombria, fria e assustadora - um lugar muito mais hostil para a adaptação da pequena Mary. Mas achei ainda mais interessante, e até surpreendente, ver que isso foi um recurso estilístico, usado para causar mais impacto. O longa de 1949 é uma versão mais dura - como eram os antigos contos de fadas. A ambientação e as crianças são mais cruas, os contrastes são mais fortes. Há uma encantamento pela história em si, mas falta um tanto de magia a como estamos acostumados. Por isso é tão interessante comparar as duas versões: a história é exatamente a mesma, e, ainda assim, são filmes bem diferentes.

Em linhas gerais, seria assim: criada na Índia como uma pequena rainha, Mary Lennox fica órfã e é aceita por um tio muito estranho, que mora numa mansão aparentemente sozinho. Recluso, ele sequer vai ver a sobrinha quando ela chega. A mansão é cheia de regras totalmente fora da realidade a que estava acostumada, então a pequena Mary fica completamente deslocada. Até que ela começa uma amizade (um tanto intruncada) com Dickon, um ajudante de serviços, e começa a descobrir como é ser uma criança. Juntos, eles descobrem a entrada do jardim secreto e com ele, um mistério: porque aquele lugar tão bonito estava tão abandonado? Logo ela também descobre que não é a única criança da casa: seu primo, Colin, nunca saía do quarto porque não podia mexer as pernas. Aos trancos e barrancos, os três começam uma amizade compartilhando um segredo: Mary havia decidido reviver o jardim. Mas tudo tinha que ser as escondidas, pois seu tio não podia nem suspeitar que eles sabiam daquele lugar.


E nesse jardim vai florescer algo mais do que somente as lindas flores: a esperança renasce, amizades se fortalecem, a coragem aparece, o amor volta a colorir o mundo. A metáfora é linda e emocionante, embora mostrada de forma ligeiramente diferente nos dois longas. Uma história que fala de superações, descobertas, inocência, família, luta e perseverança para crianças, jovens e adultos. AA versão mais recente é aquele filme de fim de tarde preguiçoso, mas que te deixa com o espírito leve depois de assisti-lo; a mais antiga funciona quase como uma curiosidade - mas também vale uma conferida.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates