Home » , , , » Um dia em Nova Iorque

Um dia em Nova Iorque

Gabey (Kelly), Chip (Sinatra) e Ozzie (Munshin): os três marinheiros
E depois de mais um filme estrelado pelo ator e bailarino Gene Kelly, eu acredito que me tornei fã incondicional do artista. Um dia em Nova Iorque (On the town, 1949) é uma comédia musical com números interessantes, mas é Kelly quem brilha. Nem mesmo a presença de Frank Sinatra e sua voz de veludo conseguem ofuscá-lo.


O inocente chip (Sinatra) e a agitada Hildy (Garret): um casal divertido
Três marinheiros aportam em Nova Iorque e tem apenas 24h para curtir a cidade. Chip (Sinatra) quer conhecer os muitos pontos turísticos, Ozzie (Jules Munshin) quer se divertir e Gabey (Kelly) quer arrumar um amor para passar o tempo. No metrô, ao esbarrar em uma moça que vira num anúncio, Gabey crê que está apaixonado por uma grande estrela. Totalmente fissurado na bela bailarina, decide gastar seu tempo procurando-a pela cidade. Seus amigos resolvem ajudar. Hildy (Betty Garret) é uma taxista bem "saidinha" que se encanta por Chip e não vai medir esforços para ajudar aos rapazes - qualquer coisa para ficar mais tempo com seu belo marinheiro. Já Ozzie parece que conseguiu uma bela companhia: Claire (Ann Miller) é a animadíssima antropóloga do museu e se apaixona por ele ao perceber a estranha semelhança física entre Ozzie e uma estátua de um homem das cavernas (!). Ao finalmente encontrar uma pista de Ivy (Vera-Ellen), a misteriosa garota do poster, as coisas não saem como o esperado.
Dançando no topo do mundo: loucuras por amor
O filme é um divertido passatempo, mas assisti-lo agora (em pleno século 21) traz algumas conclusões que, à época, seriam despercebidas. É muito estranho o número musical em que Claire canta que adoraria ter um homem à moda antiga - literalmente sendo puxada pelos cabelos - e as moças sendo, ao mesmo tempo, bastante modernas e independentes (principalmente para a época, sendo mais espertas que os rapazes e até pagando as próprias contas), além da paixão instantânea que o pessoal tinha naquele tempo. Mas é tudo compreensível se nos lembrarmos da época em que a obra foi realizada - e tudo é perdoado pela presença de Gene Kelly. A genialidade dele fica mais evidente quando se compara o desempenho dele com os outros dois atores em cena: é nítido ver como ele se destaca na dança e que ele nada deixa a desejar ao maior cantor americano. Aliás é fácil perceber a diferença entre o cantor que sabe dançar e atuar e o dançarino que sabe atuar e cantar. Simplesmente fascinante.

Ivy (Ellen) e Gabey (Kelly): a coreografia mais bonita do musical
Dentre os musicais, o filme fica marcado para mim como uma curiosidade. Ver Sinatra na flor da idade e dançando é pura diversão! O roteiro é simples, porém cumpre sua função de mostrar todos os talentos de Kelly e amarrar todos as pontas soltas - porém a comparação com Cantando na Chuva, outro filme com Kelly, é inevitável. Lembro até da fala da doce Cathy (Debbie Reynolds) tirando sarro de Hollywood: "se você viu um filme, já viu todos!". Como esse longa foi rodado anos antes da obra-prima musical, dá para perceber uma espécie de ensaio para o clássico - ou ainda como o clássico de 1952 é fantástico em seu sarcasmo - mas nada que impeça a gente de curtir esse longa: dá pra se divertir bastante com as trapalhadas amorosas dos marinheiros. Um dia em Nova Iorque é uma ótima pedida para uma tarde preguiçosa e uma deliciosa experiência para fãs de musicais.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates