Home » , , » Extraordinário

Extraordinário

Extraordinário (Wonder, 2017) é daqueles filmes família que pegam a gente desprevenido. Seria de se esperar que num longa que narra a adaptação de um menino de 7 anos que nasceu com uma deformidade ao mundo houvesse muitas lágrimas (e elas vêm, não se preocupem), porém o tom do filme é totalmente positivo e otimista. Baseado no best-seller de R. J. Palacio, ganhador do prêmio Mark Twain Readers Award (voltado para o público infanto-juvenil), a história de Auggie é uma lição de amor ao próximo como pouco se vê.


Auggie (Jacob Tremblay, de O quarto de Jack) é um menino como outro qualquer: adora brincar e sonha ser astronauta. Ele também é muito sortudo, pois vive com a família em uma casa bonita e todos ao seu redor o amam incondicionalmente. Acontece que Auggie não é um menino comum: por causa de uma má-formação congênita, desde bebê ele preciso passar por diversas cirurgias que salvaram sua vida - porém não conseguiram trazer ao pequeno uma aparência normal. Dentro de casa ele recebe o apoio dos pais, Nate (Owen Wilson) e Isabel (Julia Roberts), da irmã Via (Izabela Vidovic) e até da cachorrinha Daisy. Mas ele tem péssimas experiências com o mundo fora daquela bolha familiar.

Auggie (Tremblay) indo para a escola pela primeira vez: capacete e apoio da família para se sentir mais confiante
Auggie tem uma imaginação muito fértil e é muito inteligente para sua idade - sua mãe havia se dedicado à sua educação em casa, mas agora ele precisava encarar uma nova etapa: ir para uma escola regular. Apesar de assustado, Auggie recebe o incentivo da família e o apoio do diretor da escola, o Sr. Tushman (Mandy Patinkin) - cuja tradução de nome para Sr. Buzanfa é sensacional - e o professor Browne (Davee Diggs). Alguns alunos foram selecionados para ajudá-lo na adaptação antes das aulas começarem, como o riquinho Julian (Bryce Gheisar), a mini esrela Charlotte (Elle McKinnon) e o bolsista Jack Will (Noah Jupe). 

A jornada de amadurecimento de Auggie é fascinante e emocionante, além de obviamente ser o foco da história. E é aí que o filme surpreende: o universo dele não se resume apenas à sua perspectiva, mas à dos outros jovens que passam na sua vida e como o mundo deles foi afetado pela presença de Auggie. Aliás, nem só dos jovens: a pequena participação de Sônia Braga (quase relâmpago, diga-se) parece reforçar a ideia do quanto todos precisam de atenção - e não só o pequeno. A tênue linha que separa o normal do extraordinário é explorada em diversas nuances e ângulos, o que torna essa estória uma delícia de acompanhar ao invés de um possível sofrimento melodramático nível hard.

Mr. Tushman (Patinkin): a prova de que ninguém é imune à ridicularização
É interessante perceber que somos levados a reparar no que é invisível, como a dedicação da mãe que interrompe todos os planos da vida para ajudar o filho, a filha que não sabe bem onde se encaixar na dinâmica familiar pós-Auggie, os amiguinhos que aprendem a lidar com o diferente a seu jeito. Tudo isso regado a muito bom humor. Não é que você vá gargalhar de sair com a barriga doendo, mas algumas situações são realmente divertidas - algumas tiradas das crianças são impagáveis, e muitas situações corriqueiras também deixam o espírito mais leve e ajudam a equilibrar os momentos mais pesados. Inevitável ficar com o coração apertado ao ouvir Auggie expressar sua angústia por causa do preconceito, ou a sensação de estar sempre em segundo plano na vida dos pais como acontece com Via.

Os dilemas humanos e universais de aceitação e pertencimento são tratados nas entrelinhas - e o maior mérito de tudo é saber que as crianças serão capazes de apreender isso pela lição de vida que é a história de Auggie. Também é um alívio ver que ainda é possível tratar de temas tão delicados como preconceito com tanta naturalidade e leveza, sem nenhum tipo de discurso de ódio. Naturalidade, aliás, parece ser o fio condutor do longa: é normal ser diferente, é normal ficar deslocado de vez em quando, é normal retomar a vida quando temos a oportunidade. Fica quase impossível não se apegar à família Pullman e a forma doce e amorosa como eles enfrentam os desafios juntos. Um reforço e tanto no discurso do perdão e da empatia, tão necessário em tempos extremados como enfrentamos atualmente. Um filme tipicamente natalino e americano, mas sem aquele ar piegas e clichê de neve, milagre de natal e sentimentalismo barato.

Auggie e Nate (Wilson): nem tudo é sobre a condição do garoto
Desde a produção de arte até a escolha do elenco, tudo nesse filme é acertado. A pesada maquiagem que o pequeno Tremblay usa para desfigurar seu rosto é um acerto duplo: por ficar tanto tempo no ar, ela precisa ser no limite do visual agradável aos olhos e deixar que o talentoso ator mirim consiga se expressar - e ela permite ao público ter empatia com Auggie e que Jacob brilhe em sua interpretação. As crianças, aliás, são um achado. Todas, mesmo as que pouco interagem com Auggie, dão conta de interpretar sentimentos muito intensos como empatia e preconceito de forma natural. Há passagens hilárias e bastante nerd, e combinam com a personalidade especial do personagem principal.

Jack Will (Jupe) e Auggie: elenco mirim dá show de interpretação e simpatia
Definitivamente, Extraordinário tem tudo para agradar ao público. É filme para levar a criançada e depois debater com elas, mostrar que é possível vencer o preconceito e fazer a vida de todos muito mais feliz - ou menos difícil. Simplesmente imperdível, é para se divertir e se emocionar: não esqueçam dos lencinhos! 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates