Home » , , » Rei Arthur como você nunca viu

Rei Arthur como você nunca viu


Nunca antes na História da Grã-Bretanha Rei Athur foi tão desmoralizado quanto em Monty Python em busca do cálice sagrado. Figura poderosa, viril e justa em todas as adaptações cinematográficas que retratam o lendário monarca, ele tem absoluta nenhuma autoridade no longa dos comediantes ingleses. Sua moral é tão pouca que a produção não tem nem cavalos para conduzir os famosos cavaleiros da Távola Redonda. E esse é só um exemplo do que vem pela frente. Mas prepare-se: você nunca mais verá filmes medievais da mesma forma depois disso.

Interpretado por Graham Chapman, Arthur é um líder solitário, em busca de seu exército. Com alguma dificuldade - que inclui ser completamente ignorado por um reles sentinela de um castelo qualquer e subestimado por um misterioso cavaleiro -, ele consegue recrutar alguns homens. O primeiro deles, sir Bedevere (Terry Jones), ele conhece durante o surreal episódio envolvendo uma suposta bruxa e camponeses que querem queimá-la a qualquer custo. "Ela me transformou em uma salamandra!", brada um deles, que completa em seguida: "Eu melhorei". Com toda sua "sabedoria", Arthur "prova" que ela é uma feiticeira e conquista um súdito. Um feito e tanto para quem não consegue exerceu seu poder sobre integrantes de uma comunidade anarco-sindicalista, num dos melhores embates do longa.

A vida do rei dos bretões fica um pouco mais fácil com seus cavaleiros reunidos, mas ele subitamente desiste da "estúpida" Camelot, onde a vida é quase uma festa. Sua jornada volta a ter sentido graças a Deus. Literalmente, já que o próprio Criador dá ao grupo a missão de encontrar o cálice sagrado. E é nas andanças atrás do objeto que acontecem as situações mais absurdas. A estupidez generalizada dos personagens (inclusive dos que costumam ser sábios e superiores em histórias do gênero, como os magos) e os diálogos nonsense (sem glamour algum e repetidos à exaustão) transgridem todas as convenções conhecidas pelos fãs de aventuras medievais. A ironia atinge seu ápice nos célebres cavaleiros que dizem "Ni", criaturas que amedrontam os viajantes com a simples ameaça de pronunciar palavras terríveis e que fazem as exigências mais improváveis para poupar a vida alheia.

Mas minha passagem favorita é a de Lancelot (John Cleese) invadindo uma festa de casamento para salvar um jovem príncipe. Toda a sequência - que não tem um final exatamente feliz - consegue fazer piada com a sexualidade do jovem, o caráter do rei e a coragem do próprio cavaleiro. Tudo isso sem perder a oportunidade de zombar das cenas musicais que os espectadores (e, pelo visto, os próprios personagens) amam ou odeiam. E por falar em música, a canção de sir Robin (Eric Idle), o não-tão-bravo-quanto-sir-Lancelot, é irônica até dizer chega. Nada, nada mesmo é levado a sério nesse filme, que tem um desfecho extremamente coerente com tudo que se viu até ali. Que Deus tenha misericórdia dos bretões.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates