Home » , , » Adivinha com quem vamos jantar?

Adivinha com quem vamos jantar?

Um jovem casal se conhece na faculdade, e apesar da pouca idade resolvem sem casar. É claro, as respectivas famílias se espantam. Uma delas, após o susto decide apoiar a decisão do filho. A outra ignora a notícia da filha, até que o tal matrimônio pareça ser a miraculosa solução de um escândalo, que poderia arruinar a reeleição ao senado do patriarca.

Agora, adivinhe qual dessas famílias é considerada um modelo para a sociedade, e qual é vista como uma abominação?

Em A Gaiola das Loucas Val (Dan Futterman), é filho de um casal gay em 1996, muito antes da série Modern Family tornar famílias disfuncionais "legais". E são Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) quem apoiam o rebento, não apenas com o casamento precoce, mas também com a loucura de tentar convencer os pais da noiva Barbara (Calista Flockhart), de que são uma tradicional família conservadora, durante um jantar organizado à toque de caixa.

O plano incluí, uma enorme redecoração da casa, que fica em cima de uma boate Drag Queen. Mudança de hábitos e trejeitos do pai Armand, seu companheiro Albert "Alby" e até do (por falta de título mais apropriado) mordomo Agador (Hank Azaria). Além da participação de uma mãe biológica vivida por Christine Baranski.

E se isso tudo parece pouco, um escândalo e os consequentes abutres da imprensa, começam a perseguir o senador Kevin Keeley (Gene Hackman). Este por sua vez arrasta a esposa (vivida por Dianne Wiest) e a filha, na louca busca pela salvação de sua campanha.

A Gaiola das Loucas é uma comédia inteligente e leve, aparentemente sem grande propósitos. Mas que, por acidente (ou não) apresenta de forma simples e clara diversas críticas à sociedade. Do preconceito com a homossexualidade, ao conservadorismo hipócrita, até os novos "modelos" de família que começavam a se deixar conhecer lá pelo final dos anos 90. É claro, que já existiam essas famílias não tradicionais, mas foi por essa época que a sociedade começou a considerá-las. Este longa é um reflexo dessa lenta  (que ainda está em processo) mudança na sociedade. 

Tudo isso, só funciona por causa do roteiro bem desenvolvido e das atuações impecáveis de todo o elenco. Impossível não acreditar no obtuso senador, que não percebe a diferença entre uma Drag e uma mulher. Ou se divertir com os olhares perplexos entre o casal de noivos diante do incomum um jantar, que ocupa o clímax do filme. 

É claro, os destaques, ficam com Robin Williams e Nathan Lane, que encarnam um caricato porém totalmente crível casal Gay. Que incluem rompantes de diva por parte de Alby, e as inúmeras tentativas de Armad para controlar seu emotivo parceiro, manter o relacionamento e agradar o filho.

Leve, engraçado, inteligente e surpreendente simples, são as características que melhor definem e tornam A Gaiola das Loucas  uma comédia memorável.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates