Home » , , » Na Terra Média, e de volta outra vez...

Na Terra Média, e de volta outra vez...

Sabe aquele vazio que você sentiu quando Dezembro de 2004 chegou e não havia mais um filme baseado no universo de Tolkien por estrear? Finalmente esse vazio foi preenchido. Entretanto, se você não sabe que sensação é essa a que me refiro, ótimo vai ter a oportunidade de descobrir a Terra Média pela primeira vez. Em ambas as situações o motivo é o mesmo, O Hobbit.

A primeira parte da nova trilogia de Peter Jackson na Terra Média, acompanha Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), na tal jornada do título. O pequeno hobbit é convocado por Gandalf (Ian McKellen), ainda o cinzento e 13 anões para ajudar a recuperar o lar dos anões roubado pelo dragão Smaug.

Talvez a branca de neve que saiba das coisas, mais que 7 é anão demais para decorar. Dentre os 13 integrantes da companhia dos anões apenas o Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) se destaca. São muitos personagens para apresentar mesmo com quase três horas de duração. Com isso o grupo perde em carisma. Problema que passa longe de Bilbo e Gandalf, personagens já conhecidos da trilogia anterior. Traz Freeman com uma interpretação afinada, e McKellen adorando reviver sua fase preferida de Gandalf, a "cizenta". O resultado é divertido!

Diversão aliais, é a novidade deste longa. Baseado em um livro para crianças traz bastante cantoria, "acrobacias" dos anões, além de uma corrida de carroças puxadas por lebres. O meio de transporte de Radagast,o castanho, vai encantar os pequenos. Mas o personagem soa caricato demais para aquele universo, que apesar de viver tempos menos conturbados, tem suas raízes na mais sombria trilogia original (que curiosamente se passa depois, rs).

E é nos apêndices de O Senhor dos Anéis e na trilogia cinematográfica original que Jackson vai buscar detalhes para enriquecer a história. O Hobbit, fora escrito muito antes da trilogia do anel, é mais ingênuo, e carente dos detalhes sobre a terra, os povos e suas histórias que Tolkien criou posteriormente. Amarra as pontas, soltas, mata a curiosidade, mas ha quem diga, que a narrativa perde o foco com o excesso de flashbacks.

Da trilogia original, além de visual e cenários, o filme traz de volta a trilha sonora e até takes do original. Como na tomada em que Bilbo está sob uma ameaça desconhecida vinda de cima, e a câmera observa por baixo, assim como Frodo foi perseguido por Laracne. Ou no acidente que provoca o uso de certa jóia pela primeira vez. A trilha sonora fica inconfundível, sempre que elementos que também estão presentes em O Senhor dos Anéis aparecem na tela, retornando aos principais temas dos primeiros filmes.

Os apêndices também proporcionam uma quantidade de violentas lutas e decapitações, que provavelmente não deveriam estar em um livro infantil. Mas esse filme não é exatamente para crianças, ou só para o público em geral, é para quem quer mergulhar de cabeça naquele universo, sem hora para voltar (talvez por isso encarei uma sessão tão vazia em pleno sábado). Por isso é mais inflado de conteúdo do que precisaria e consequentemente menos acessível do que deveria. Merecia talvez soluções mais rápidas em algumas sequencias. A sensação é de que já estamos assistindo a "versão estendida para fãs" (acredite ou não, vai haver uma).

Os efeitos especiais, não decepcionam, não podia ser diferente, com os avanços tecnológicos que a franquia pretende alcançar. Assim conhecemos seres realisticamente repulsivos, e um Golum (Andy Serkins) versão 2.0, com ainda mais nuances que os já eficiente trabalho original. Vale lembrar que assisti apenas em 3D, a 24 quadros por segundo. Para os poucos sortudos que poderão apreciar a experiência completa (48fpr, 3D e IMax), vão apreciar o início de uma grande mudança na linguagem cinematográfica.

Não é tão perfeito, ou empolgante quanto a trilogia original. Em parte por ser uma grande introdução aos próximos longas. Ainda assim, é uma ótima viagem, com bons personagens (entre aqueles que lembramos o nome) incríveis paisagens novas e conhecidas (tenho quase certeza que Valfenda existe de verdade!). E proporciona a dose de fantasia "Tolkiana" da qual sentíamos tanta falta.


Resenha publicada originalmente no blog Ah! E por falar nisso..., em Dezembro de 2012.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates