Home » , , » "O que foi que nós fizemos?"

"O que foi que nós fizemos?"

Será que eles nunca ouviram o ditado "não mexe com quem tá quieto"?
Essa é a última frase que se ouve no filme e, cá pra nós, ela traduz bem como é esse O hobbit - A desolação de Smaug (The hobbit - The desolation of Smaug, 2013). O que foi que eles fizeram aqui? Muita coisa, para o bem e para o mal. Até então a gente sabia que haveria apenas uma segunda parte da estória, mas O hobbit foi dividido em uma trilogia. E uma trilogia de três filmes com 3h cada, quando (teoricamente) já se havia chegado à metade da estória, era de se esperar que fossem feito enxertos esquisitos só pra encher linguiça. Mas, é como dizem por aí, se você tem um dragão na parada, tudo melhora.

O filme começa como se você já soubesse do que está acontecendo, ou seja, se você não viu a primeira parte vai boiar completamente. Um ligeiro flashback mostra como Gandalf (Sir Ian Mckellen, nem vou elogiar porque já tá chato) encontra Thorin (Richard Armitage) em Bree e eles acabam desenhando o plano de ação para voltar para Erebor. Daí, vamos direto para a aflição da companhia, cercada por tropas orc numa caçada que eles sabem que não teriam chance de escapar. Mas Gandalf tem seus truques e suas amizades incomuns, e consegue levar os anões em (certa) segurança até a casa de Beorn (Mikael Persbrandt), um troca-peles. Não fica muito bem explicada a participação dele na estória, a não ser por dar uma noite de sono tranquila à companhia e deixar que eles fossem a cavalo até a entrada da Floresta das Trevas, o que é uma pena pois acho que deveria ter uma estória bem interessante sobre o último representante da espécie. Na entrada da floresta, Gandalf se separa do grupo novamente - desta vez ele vai descobrir, de uma vez por todas, qual mal se esconde em Dol Guldur, a fortaleza de onde o mal se espalha. Enquanto isso, os anões precisam seguir adiante, pois o prazo deles é cada vez mais curto. Mesmo a contragosto de Thorin, eles usam novamente um caminho élfico, e a floresta parece ser ainda mais perigosa do que eles imaginavam.

Gandalf (McKellen) e Radagast (McCoy) descobrem que um mal muito maior havia sido despertado

Gandalf separa-se da Companhia na entrada da floresta e vai perseguir o rastro do que ele estava desconfiando: Sauron estava retomando o seu antigo poder, e ele precisava fazer alguma coisa a respeito. Deixou que os anões seguissem seu caminho e foi atrás de respostas, prometendo encontrá-los antes de que tomassem sua amada cidade. Entrando na floresta, o ar viciado e a sombra maligna crescente os fazem ter alucinações. Mas as aranhas gigantes que estão lá - as mesmas que atacaram Radagast (Sylvester McCoy) no primeiro longa - não são mera imaginação. Elas são reais, e capturam os treze anões. Bilbo (Martin Freeman) consegue se safar usando o poder do Um Anel, escondendo-se nas sombras, e usando a espada mágica contra as aranhas. Ferroada é batizada ali, enquanto ele mata as terríveis criaturas e tenta libertar seus amigos. Mas o número de aranhas é muito grande, e eles estão desarmados. Somente a bravura e uma espada não seriam capazes de dar conta. É nessa hora que surge um grupo de elfos guerreiros, que já vinham à caça das monstras. Eles salvam o grupo, mas os levam reféns até a presença do rei Thranduil (Lee Pace, um tom acima do necessário). Os anões estão numa enrascada, dependendo da racionalidade de Thorin e Thranduil em conseguirem entrar em um acordo. Como nenhum dos dois cede em favor de uma trégua, todos eles estariam condenados a ficar nas masmorras. Mas havia duas boas razões para acreditar que eles conseguiriam se safar desta (e não era porque havia ainda um terceiro filme a estrear).

Thranduil (Pace) e os elfos da Floresta das Trevas: impressão minha ou não fizeram muita diferença?
Tauriel (Evaneline Lily, que saiu de Lost para a Terra Média) é a elfa capitã da guarda que capturou os anões. Fica óbvio que o sobrinho mais novo de Thorin, Kili (Aidan Turner) se apaixonou por ela instantaneamente (o que me lembrou de Gimli e Galadriel na primeira trilogia - Peter Jackson espalhando easter eggs pela Terra Média, tô vendo!) e, apesar de ela ser insinuada como a dona do coração de Legolas (Orlando Bloom, de volta às longas madeixas loiras), também fica claro que ela ficou abalada com o anão-galã. Com os anões encarcerados, e ela sendo responsável por vigiá-los, era só esperar mais um pouco para que ela os ajudasse. Mas além disso, o que ninguém havia notado era a ausência de Bilbo - e esse era o outro motivo para acreditar que eles conseguiriam fugir. Ele ainda estava escondido nas sombras, usando o Um Anel, e conseguiu, assim, roubar as chaves da carceragem e libertar os anões. É aí que começa a sequencia mais videogame do filme. Os anões conseguem escapar do palácio élfico dentro de barris, boiando pela correnteza do rio. Em seu encalço, elfos e orcs - que armaram uma emboscada para eles - numa mini batalha espetacular, para fazer jus ao dinheiro gasto com efeitos especiais. Com os elfos ajudando a acabar com os orcs, Bilbo, Thorin e o restante da companhia conseguem chegar à foz do rio em segurança. Legolas e Tauriel levam um dos orcs para ser interrogado no palácio, e lá Thranduil consegue descobrir que Sauron estava para retornar. Ele planeja esconder-se e proteger suas terras, mas Tauriel foge para tentar resgatar Kili. Ferido, ela temia que ele morresse antes de chegarem a Dale, a cidade do lago. O que ninguém esperava era que os anões fossem ter uma ajudinha extra.

Bard (Evans) e os anões: a profecia estava prestes a se cumprir
Bard (Luke Evans) é um barqueiro mercador, e negocia com Balin uma forma de transportar todos aqueles homens para dentro da cidade sem que fossem descobertos. Apesar da desconfiança de todos, ele cumpre o que promete. E descobre que está abrigando aquele cujas histórias estavam profetizando: Thorin voltaria para reinar em Erebor, mas ele temia que o dragão fosse acordado e que todos da cidade fossem mortos por sua fúria. Quando a notícia se espalha, de que os anões de Erebor estão voltando, até mesmo o nojento prefeito da cidade se põe a favor deles. Arrumam-lhes armas e um barco que os levará até terra firme, e de lá eles poderão chegar em tempo de descobrir onde fica a porta escondida. Kili está muito mal e não pode seguir com seus amigos, e alguns outros anões ficam para tomar conta dele. Enquanto os outros avançam, orcs cercam toda a cidade atrás de Thorin, mas Tauriel e Legolas - que decidiu segui-la - acabam por salvar o grupo. Na montanha, Bilbo encontra uma escada, uma passagem escondida, e leva os anões até um local onde deveria haver uma porta. Mas mesmo sob a luz poente, não havia nada lá. O desespero toma conta do grupo, que acredita ter perdido a chance até que a porta se revela para Bilbo. O grupo entra, e agora começa a parte mais esperada por todos: lá dentro, em meio aos tesouros quase infinitos espalhados nos salões da cidade sob a montanha, está Smaug (voz de Benedict Cumberbatch, e teria outra escolha para dar voz a ele?). Bilbo recebe de Thorin a missão de encontrar a Pedra Arken, a joia mágica, o coração da montanha. Ele deveria encontrar a pedra e não acordar o dragão. Talvez fosse possível, não fosse o tamanho desmedido do tesouro.

Bilbo (Freeman) e o desafio de encontrar a Pedra Arken no meio desse tesouro


Esse é o momento que vale esperar o filme inteiro. Bilbo, um diminuto hobbit, tem que enfrentar Smaug, o maior e mais terrível dragão existente. A sequencia é perfeita, com doses certas de adrenalina e humor, ação e emoção. No final, até os anões entram na briga - e rola outra sequencia de ação digna de videogame, acho que o pessoal dos estúdios tava projetando um novo sucesso de vendas... - e Smaug rouba a cena. Um dragão vaidoso e arrogante, enorme e poderoso, que encara qualquer ameaça como se fosse uma mosca chata enchendo o saco. Smaug é perverso, é mau, mas a gente fica apaixonado por ele. Cada segundo dele na tela vale a pena, e é de se pensar que uma força da natureza (mágica) como aquela é impossível de ser parada. E é a frase de Bilbo que dá nome a esta resenha, a última frase do filme, na cena mais tensa que poderia acontecer, que resume o sentimento de quem está sentado na poltrona (ou no sofá): o que foi que eles fizeram? Como vão se livrar dessa agora? O final é brilhante, e o gancho para o terceiro filme é empolgante. Nos resta esperar ansiosamente a continuação da saga.
Thorin (Armitage) e Smaug (Cumberbatch): o embate mais esperado do dia

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates